O que fazer com a bituca?

eCycle

Comprar um porta-bituca, segurá-la ou parar de fumar são as opções

A lei anti-fumo, aprovada em 2009 em todo o Estado de São Paulo, proibiu o fumo dentro de estabelecimentos comerciais. Apesar de agradar aos não fumantes, um problema foi criado: as sarjetas ficaram lotadas de bitucas, que se molham com as chuvas, incham e são uma das causas do entupimento de bueiros e das enchentes.

Para evitar esse dano ao meio ambiente, a equipe do eCycle pensou em alternativas legais sobre o que fazer com bitucas de cigarro.

Compre um porta-bituca

Trata-se de um hábito pouco comum aqui no Brasil, mas muito difundido em outros países. É uma espécie de cinzeiro que você pode levar para qualquer lugar. Além de jogar a cinza nesse pequeno recipiente, as bitucas também podem ficar armazenadas até a hora em que você encontrar uma lata de lixo. Além de todo o caráter ecologicamente correto, o porta-bitucas é um adereço bem estiloso!

Segure a bituca na mão e jogue no lixo

Eu sei, dá uma vontade incontrolável de jogar a bituca no chão, mas não custa nada segurá-la na mão, dar uma passadinha perto da lata do lixo e deixá-la repousar por lá, esperando pelo lixeiro.

Pare de fumar

Não é uma opção fácil. O cigarro tem diversas substâncias viciantes e prazerosas. Muitas pessoas não estão dispostas a parar com vício. Mas pense bem: além de você evitar o consumo e produção de milhares de bitucas de cigarro, você poupa os seus próprios pulmões, os pulmões alheios e o seu bolso.

Há estudos preliminares sobre a reciclagem e o reaproveitamento de substâncias contidas nas bitucas, mas nada que possa ser usado em larga escala, pelo menos por enquanto.

Se você tem outra ideia, deixa sua dica nos comentários!


Veja também:


 

Comentários  

 
+3 #1 2011-02-01 19:41
Realmente bituca de cigarro é um residuo muito complicado de reciclar. Estamos totalmente envolvidos para achar uma solução para isto.
A boa notícia é que as vendas de cigarro no Brasil caíram 25% nos úlitmos 5 anos, o que mostra uma maior conscientização das pessoas sobre saúde.

Nossa luta irá continuar até encontrarmos uma solução de escala industrial, como fizemos com sacos de salgadinhos, embalagens de suco em pó, etc
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail