Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Adoção de práticas sustentáveis pode gerar trilhões de dólares em oportunidades e milhões de empregos verdes até 2030, conforme apontado pelos relatórios mais recentes da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES). O alerta destaca a necessidade de transformações profundas para mitigar a perda de biodiversidade e assegurar um futuro equilibrado para o planeta.

Empregos verdes
Empregos verdes: evitando o colapso com justiça ambiental

Empregos verdes são atividades remuneradas voltadas à restauração do meio ambiente e proteção dos direitos e bem-estar d…

O potencial econômico das iniciativas ecológicas é colossal, estimado em US$ 10 trilhões em negócios relacionados à natureza, como restauração ecológica e adoção de sistemas sustentáveis. A recuperação de serviços ecossistêmicos, como a polinização e a regulação de chuvas, também reforça a segurança alimentar e hídrica. Contudo, os custos da inatividade, segundo os estudos, podem ser mais do que o dobro desse montante, comprometendo a qualidade de vida global.

Para reverter a degradação ambiental, os relatórios sugerem seis ações complementares que incluem transformações estruturais e sistêmicas, empoderamento de grupos historicamente marginalizados e maior integração entre a ciência moderna e os saberes tradicionais. A maiorém dos impactos duradouros, contudo, depende de uma mudança interna de valores, com foco na conexão entre as pessoas e o meio ambiente.

empregos verdes
Empregos verdes: transição para fontes renováveis gera mesma quantidade de empregos que indústria de carvão nos EUA

Os pesquisadores da UM dizem que os formuladores de políticas federais poderiam introduzir um novo crédito fiscal de inv…

No âmbito urbano, onde reside 75% da população mundial, há um chamado urgente para a adoção de novos hábitos que mitiguem os danos causados à biodiversidade. Esses danos têm reflexos diretos na saúde, na produção de alimentos e na disponibilidade de recursos naturais. Políticas que promovam a governança integrada são essenciais para enfrentar desafios comuns e evitar a fragmentação das soluções.

O documento também enfatiza a ligação intrínseca entre biodiversidade, água, alimento e saúde. Para garantir um desenvolvimento mais justo e sustentável, é necessária a integração de políticas públicas com ações que promovam inclusão e equidade. Os pesquisadores alertam que intervenções isoladas, muitas vezes baseadas em perspectivas setoriais, têm falhado em oferecer soluções abrangentes e eficazes.

quintal agroecológico da Penha
Na Penha (SP), coletivo transforma espaço ocioso em horta coletiva

Nomeado Quintal Agroecológico da Penha, o espaço funciona desde abril deste ano e tem capacidade para fornecer uma cesta…

A 11ª Plenária do IPBES, realizada na Namíbia, apresentou o Assessment Report of the Underlying Causes of Biodiversity Loss and the Determinants of Transformative Change, que destaca a importância de mudar o atual modelo econômico baseado na exploração predatória. Outra publicação, o Assessment Report on the Interlinkages Among Biodiversity, Water, Food and Health, sublinha o papel das soluções integradas na adaptação às mudanças climáticas e na garantia de recursos essenciais.

As iniciativas descritas nos relatórios atendem à demanda dos 188 países signatários da Convenção sobre Diversidade Biológica, reforçando a necessidade de um desenvolvimento econômico mais inclusivo e harmonioso com a natureza. A proposta não apenas visa a preservação ambiental, mas também oportunidades econômicas e sociais de grande escala.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais