Fiscalização do Ibama flagrou indivíduos em distância não permitida dos animais
Por Ibama | Uma ação fiscalizatória em Garopaba (SC), realizada na quinta-feira (11), coibiu a prática de molestamento de cetáceos contra grupos de baleias com filhotes que estavam próximos à orla.
Agentes ambientais federais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) flagraram dois indivíduos em uma moto aquática em distância não permitida dos animais.
Conforme a Portaria Ibama nº 117/1996, a distância mínima que embarcações motorizadas devem manter em relação às baleias é de 100 metros. “Toda aproximação indevida, perseguição, barulho excessivo ou uso imprudente de embarcações pode causar sofrimento aos animais, alterar rotas migratórias, separar mães e filhotes, ou provocar acidentes”, explica o agente ambiental Daniel Cohenca.
Ao ser questionado, o piloto da moto aquática admitiu ter ficado a menos de dez metros dos grupos de baleias. O motonauta infrator foi multado em R$ 2,5 mil. O Ibama reforça que denúncias de crimes ambientais sejam feitas por meio da Linha Verde: 0800 061 8080.
Este texto foi originalmente publicado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de acordo com a licença CC BY-SA 4.0. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.