Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Na padaria aberta em antiga casa de avó, neta e sócia oferecem pão de fermentação natural e outras delícias com ingredientes de pequenos produtores locais

O número de pessoas que optam por um consumo livre de sofrimento animal é cada vez maior no Brasil. Muitos, no entanto, ainda se deparam com a dificuldade em encontrar produtos acessíveis e que possibilitem uma experiência real. Quando o assunto é tomar um café da manhã tipicamente paulistano, então, as dificuldades são ainda maiores.

Pensando nisso, a Padoca Vegan surge na capital paulista como uma opção para o “veganismo da vida real”. No local é possível, por exemplo, pedir um pingado e comer um misto quente, tudo sem sofrimento animal.

O cardápio, desenvolvido pelas sócias e proprietárias da Padoca Vegan, Renata Altheman Camargo Santos e Denise Camargo Consolmagno, inclui ainda os tradicionais salgados de balcão, tão comuns nas padarias de bairro. As opções veganas vão desde pão de calabresa até o famoso bolovo, passando pelo enroladinho de salsicha, pela coxinha e pelo sanduíche de mortadela, que é quase um cartão postal de São Paulo! Para deixar o dia mais doce, deliciosos sonhos recheados, carolinas e bolos confeitados.

Misto quente

padoca vegan

Renata conta que uma das maiores inspirações para idealizar a Padoca Vegan foi a própria experiência. Quando iniciou o processo de transição para o vegetarianismo, há quase 20 anos, Renata encontrava dificuldades para se alimentar fora de casa. “Por várias vezes eu ficava com fome. Quando se está na rua, com pressa, não tem o que comer”, lembra.

Sonho recheado

A empreitada por idealizar uma padaria 100% vegana começou ainda em 2017, quando Renata, Denise e uma amiga fundaram a primeira versão do que, hoje, é a Padoca Vegan. No começo, a ideia do cardápio se assemelhava a uma confeitaria de alto padrão, mas como passar do tempo, a necessidade de oferecer opções “vida real” para os clientes ganhou mais força. Foi quando Renata e Denise decidiram mudar o posicionamento do empreendimento, desfizeram a sociedade, e seguiram em dupla com a nova Padoca Vegan.

padoca vegan

Para conseguir oferecer aos clientes produtos saborosos e totalmente veganos, a equipe estuda e testa os melhores ingredientes para acertar no ponto. As experiências na cozinha sempre têm como prioridade a utilização de ingredientes vindos de pequenos produtores locais.

A Padoca Vegan funciona dentro de um hostel na Vila Madalena, que era a casa da avó de Denise. O hostel Alice, em homenagem à antiga dona da casa, é o espaço perfeito para receber os clientes que, além de saborearem um típico café da manhã paulistano, podem conhecer pessoas dos mais diferentes locais do mundo.

Carolina de chocolate

padoca vegan

Se uma das avós inspirou o acolhimento do hostel – que, inclusive, conta com móveis e louças da coleção pessoal de Alice – foi com a outra avó que Denise aprendeu os segredos dos pães. A italiana Vicenza foi quem ensinou como se faz um verdadeiro pão de fermentação natural, oferecido na Padoca.

Coxinha de jaca

Além de opções totalmente veganas para o café da manhã e brunch, a Padoca Vegan conta com opções para o almoço durante a semana, sempre com um cardápio delicioso e variável. No que acreditamos

padoca vegan

“Antes de sermos uma padaria convencional, somos um espaço de troca de experiências. Não estamos dentro de um hostel por acaso. Decidimos colocar fermento na nossa ideia aqui, no hostel Alice, pois pensamos que é, justamente, a troca de experiências que deixa a vida mais saborosa. Acreditamos que a alimentação é um ato consciente e, que cada vez mais, podemos deixar essa escolha acessível a todos que queiram colaborar com um mundo melhor”. Conta uma das sócias da Padoca Vegan.

Pão de beijo

padoca vegan

Serviço


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais