Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Além de incentivar doações, Somos Amazônia é uma plataforma da WWF para conectar as pessoas com o bioma e a floresta

O site Somos Amazônia é uma iniciativa da organização World Wide Fund for Nature (WWF) para conectar as pessoas com a floresta e a importância de sua preservação. Além das histórias de pessoas que contribuem com a conservação da região, a plataforma traz informações atualizadas sobre algumas das principais ameaças da Amazônia e de suas áreas protegidas, como agricultura, pecuária, hidrelétricas, mineração e desmatamento. Também é possível fazer doações para os projetos de preservação da floresta promovidos pela organização.

O lema da campanha de 2018 é: “A Amazônia que inspira precisa respirar”. Apenas no Brasil, a Amazônia tem 7 milhões de km2 que nos inspiram. Enchem nossos pulmões e olhos com tanta beleza. Vira fotografia, arte, música. E até mesmo um prato cheio dos mais variados sabores. Ela é como um oásis em um mundo de concreto. Uma fonte inesgotável de inspiração. Mas, além disso tudo, ela também é vítima.

Conheça alguns apoiadores da campanha Somos Amazônia:

A Amazônia vive hoje um dos maiores retrocessos ambientais da História. Entre 2013 e 2017, período mais recente com dados disponíveis, o desmatamento voltou a crescer na região e foi 38% maior que nos anos anteriores.

Até o momento, a Amazônia já perdeu ao menos 71 milhões de hectares, o que representa a área dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul somados. Os dados são do Mapbiomas, Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil.

O desmatamento, porém, não ajuda o país a crescer. Entre 2007 e 2016 esse desmatamento acrescentou ao Produto Interno Bruto (PIB) apenas 0,013%. Como ele pouco agrega e causa uma série de problemas socioambientais, não temos outra alternativa: esse desmatamento pode e dever ser zerado.

A importância ambiental da Amazônia para o planeta é incalculável. São 350 trilhões de árvores (cerca de 50 árvores para cada habitante do mundo), numa área de 350 milhões de hectares, onde são estocadas ao menos 80 bilhões de toneladas de carbono.

Conheça e apoie a campanha Somos Amazônia.


Fonte: WWF Brasil

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais