Propriedades da cebolinha e seus benefícios à saúde

eCycle

Cebolinha é rica em nutrientes e possui propriedades benéficas para a saúde. Entenda

cebolinha

A cebolinha é a folha de uma planta originária da Europa, de nome científico Allium schoenoprasum, também conhecida popularmente como cebolinha-francesa ou cebolinho, em Portugal. É uma planta que atinge no máximo 30 cm de altura, possui folhas roliças verde-escuras e flores cor-de-rosa arredondadas.

Na cozinha brasileira, a cebolinha é muito utilizada em saladas cruas e como tempero de pratos quentes como feijão e quiches. Mas ela é muito confundida com a espécie asiática Allium fistulosum, conhecida popularmente como cebolinha-verde. A cebolinha é muito benéfica para a saúde, sendo rica em nutrientes, antioxidantes e pouco calórica.

Propriedades da cebolinha

Uma colher de sopa contendo três gramas de cebolinha picada fornece apenas uma caloria e menos de um grama de gordura, proteína ou carboidrato. Em contrapartida, a cebolinha fornece 3% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitamina A e C.

Uma colher de sopa de cebolinha picada contém:
Vitamina k 6,4 microgramas
Folato 3 microgramas
Cálcio 3 miligramas
Magnésio 1 miligrama
Fósforo 2 miligramas
Potássio 9 miligramas

Benefícios para a saúde

Previne vários tipos de câncer

Os nutrientes presentes na cebolinha oferecem uma série de benefícios para a saúde, incluindo a prevenção do câncer e a melhora do humor.

De acordo com um estudo, os benefícios da cebolinha na prevenção de câncer do colo e do reto se devem à presença dos compostos organossulforados no vegetal. Os autores do estudo recomendam consumir dez ou mais porções de cebolinha ou de outros vegetais pertencentes à família Allium, como o alho, a cebola e o alho-poró.

Um estudo publicado no Journal of National Cancer Institute concluiu que homens que ingerem maior quantidade de vegetais pertencentes à família Allium, como a cebolinha, apresentam menor risco de desenvolver câncer de próstata.

Melhora o sono e o aprendizado

A colina presente na cebolinha é um nutriente importante, que ajuda na regulação do sono, dos movimentos musculares, do aprendizado e da memória. Ela também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, auxilia na transmissão de impulsos nervosos, auxilia na absorção de gordura e reduz a inflamação crônica.

Contribui para a saúde óssea

A vitamina K, nutriente presente na cebolinha, contribui para a resistência óssea.

Faz bem para o humor

A vitamina K presente na cebolinha também tem papel importante na produção dos hormônios do bem-estar, incluindo a serotonina, a dopamina e a norepinefrina. Esses hormônios regulam não apenas o humor, mas também o sono e o apetite.

Melhora a saúde do coração

A saúde do coração é beneficiada pelo potássio e o composto orgânico alicina presentes na cebolinha. Outro composto orgânico, a quercetina, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a placa arterial, levando a uma melhor saúde cardiovascular e a um menor risco de aterosclerose, doenças cardíacas e derrame.

Contribui para a visão

A cebolinha contém carotenos luteína e zeaxantina. Esses compostos reduzem o estresse oxidativo nos olhos, retardando o desenvolvimento de catarata, conferindo à cebolinha a propriedade de fazer bem para a visão.

Aumenta a imunidade

A vitamina C presente na cebolinha é conhecida por beneficiar o sistema imunológico.

A alicina presente na cebolinha e em maior quantidade no alho também tem propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais e antiparasitárias.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail