Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Esses produtos contêm resíduos químicos, por isso, é importante higienizá-los antes do descarte correto

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder
 

Os produtos de limpeza oferecem a remoção da sujeira dos ambientes e um processo de desinfecção, eliminando micro-organismos causadores de uma série de doenças e alergias. No entanto, é preciso estar atento às substâncias presentes nos produtos utilizados para a limpeza de casa para que, em vez de promoverem uma sensação de limpeza e bem-estar, eles não provoquem problemas de saúde e danos ambientais.

Uma prática que se deve ter é ler atentamente o rótulo de tais produtos. É aconselhável trocar de produto, caso você encontre no rótulo alguma das seguintes substâncias: amônia, alvejante, cloro, formaldeído, nafta, paradiclorobenzenos, destilados de petróleo, fenol, fosfatos, propilenoglicol, tricloretano e triclosan. O contato com essas substâncias tóxicas não fica restrito a quem manuseia o produto (mesmo com luvas), quem frequenta o local em que foi feita a limpeza com tal produto também está suscetível a ter contato com elas, por meio da respiração ou outras vias. Por isso, é importante sermos criteriosos com relação aos produtos que utilizamos para a limpeza de casa.

Uma outra dica mais eficaz, barata e ecológica é produzir você mesmo seus produtos de limpeza com ingredientes que você normalmente encontraria em sua despensa (veja aqui como fazer isso). Uma outra alternativa é dar preferência aos produtos concentrados e com refis, pois utilizam menos matérias-primas em sua composição, menos água na sua produção e dispensam embalagens desnecessárias.

Precauções

Além de consumir produtos de limpeza que causem o menor dano possível a sua saúde e ao meio ambiente, é igualmente importante tomar alguns cuidados com o armazenamento e conservação desses produtos. Veja alguns desses cuidados abaixo.

  • Conserve o produto em local seco, ventilado e longe de crianças e animais domésticos;
  • Guarde seus produtos de limpeza separados de alimentos e bebidas, a fim de evitar que respingue um pouco do conteúdo do produto sobre os alimentos;
  • Nunca misture produtos de limpeza. A mistura de produtos químicos pode gerar acidentes e danos a sua saúde;

Reciclagem

O acúmulo das substâncias dos produtos de limpeza nos rios, lagos e praias que recebem esgotos pode prejudicar a vida das plantas e animais. A espuma branca, por exemplo, reduz a penetração do oxigênio do ar na água, dificultando a respiração desses seres. Os fosfatos favorecem a multiplicação de algas vermelhas que, em excesso, também prejudicam a oxigenação da água (processo chamado de eutrofização das águas). Para evitar esses danos, o melhor a se fazer é consumir o produto até o seu fim, ou, caso não o queira, dá-lo a alguém.

Para fazer o descarte de produtos de limpeza apropriado, espere o frasco estar vazio, lave-o para remover os restos de resíduos do produto e seque-o. Se houver, retire a embalagem externa e deposite-a no local apropriado da coleta seletiva. Nas cooperativas, o material passará pela triagem, transformando-se em matéria-prima para outros produtos.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais