Lâmpada incandescente é reciclável?

Partículas de metal inviabilizam reciclagem... mas não é só isso

Esse tipo de lâmpada não é reciclável. A composição do vidro é feita de um modo diferente, contando com pequenas partículas de metal. Para resolver esse problema, os Ministérios de Minas e Energia, Ciência e Tecnologia, e Indústria e Comércio lançaram uma portaria, janeiro de 2011, que bane o comércio das famigeradas incandescentes até o ano de 2016. Elas serão progressivamente trocadas por fluorescentes e modelos LED. Esse processo economizará muita energia. Para se ter uma ideia, os consumidores passarão a utilizar de 70 a 80% menos energia com os novos modelos. Sem contar que, no caso das LED, a reciclagem é muito facilitada. Também há reciclagem no caso das fluorescentes, mas o processo de descontaminação é mais caro e demorado.

A potência e a durabilidade das novas lâmpadas, além da economia, são incomparavelmente superiores aos mesmos atributos quando falamos de incandescentes. As fluorescentes compactas (se encaixam em bocais pequenos), que serão as principais responsáveis pela substituição, são cerca de cinco vezes mais eficientes e têm uma vida útil de três a dez vezes maior do que as incandescentes. As lâmpadas LED são cerca de 6,5 vezes mais eficientes e logo chegarão a ser 10 vezes mais eficientes, além de durarem de 25 a 50 vezes mais. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a economia chegará a 10 terawatts-hora (TWh/ano) até 2030.

E na hora do descarte?

Se não é reciclável, a destinação tem que ser a mesma dos demais resíduos sólidos secos: o aterro sanitário. No entanto, faça isso em último caso. Há postos públicos e privados para o descarte de todos os tipos de lâmpadas. Você pode acessá-los por meio da seção Postos de Reciclagem da eCycle. Basta clicar aqui, selecionar o item "Lâmpadas" e digitar seu endereço!


Veja também:

Mercúrio, cádmio e chumbo: os inimigos íntimos presentes nos eletrônicos

PVC: material muito usado na indústria pode trazer problemas ambientais

Onde descartar lâmpadas halógenas?


Agora que você já sabe como descartar, a eCycle te ajuda! Clique aqui para visitar nossa página de Postos de Reciclagem e encontre o melhor destino possível para seu item.
Quer saber sobre outros materiais? Navegue pela seção Recicle Tudo.
 

Comentários  

 
-1 #1 2011-06-22 17:45
Olá é falado sobre as lâmpadas incandescentes que não é reciclado certo . E que pode dar um destino para elas nos aterros, depois diz que isso se faz em ultimo caso, que existe pontos de coleta, mas ninguem informa aonde é esses pontos de coleta, pois eu desconheço se possivel me enviem esses pontos de coleta de preferencia no Rio Grando Do Sul .Obriagdo.
Citar
 
 
0 #2 2011-06-24 22:15
Oi Aline, digite: Rua Sertório, Porto Alegre, no campo de buscas por postos de reciclagem do eCycle e clique em buscar. Selecione a categoria lâmpadas e o item lâmpadas incandescentes. O resultado da busca deve apontar no mapa uma loja da Leroy Merlin que deve receber suas lâmpadas. Clique no icone dela e em ver mais que o endereço será oferecido. Boa sorte!
Citar
 
 
+2 #3 2014-01-21 00:45
Na minha opinião as lampadas fluorecentes são muito mais agressivas ao meio ambiente, a única vantagem é a economia de energia, ao se compara-las com as incandescentes. E outra, a maioria é importada, cujo transporte impacta o meio ambiente muito mais do que se ela fosse fabricada aqui, além do fato que tem metais pesados em sua fabricação o que torna cara a reciclagem. Já as lâmpadas led, são menos tóxicas, mas enquanto não forem fabricadas aqui causam impacto ao meio ambiente, mesmo sendo mais eficientes. Resumindo se nos atermos somente ao item economia de energia a incandescente perde mas na soma geral de impactos acho que ele deveria continuar como opção mais barata para a maioria da população pobre, tendo em vista que a maioria dos aparelhos eletrodoméstico s e eletrônicos atualmente são mais econômicos e compensam qualquer diferença de consumo entre os três tipos de lâmpadas.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail