Artista se baseia em ninhos de pássaros para fazer tipo diferente de casa na árvore

A madeira utilizada é extraída de maneira sustentável

Tudo mundo já teve vontade de construir uma casa na árvore quando criança. Mas imagine se, em vez de uma casa, você fizesse um ninho de pássaro em proporção maior?

Foi justamente essa a ideia do artista norte-americano Jayson Fann. Com esse projeto, o artista está dando a oportunidade das pessoas experimentarem como é viver em um ninho.

Batizado de Spirit Nests (Ninho Espiritual, em tradução livre), Jayson divulga seu trabalho por meio do Big Sur Spirit Garden, um centro de cultura e artes internacional que ele mesmo fundou em Monterey, no estado norte-americano da Califórnia.

Produção

O ninho é produzido de forma parecida com a realizada pelos pássaros. O artista colhe, com cuidado, galhos maduros do topo de árvores. Eles precisam ser fortes e possuírem formas espiraladas esculpidas pelo tempo e pelo vento. A madeira mais utilizada é a do eucalipto que, por não ser uma árvore nativa, não danifica a flora natural.

Depois de colhidos os galhos, eles são levados até o Spirit Garden para serem classificados de acordo com o tamanho. Feita essa separação, o artista usa a flexibilidade natural da madeira para fixar as peças unidas em modelo de espiral - fica parecido com um cesto. Parafusos também são utilizados para garantir uma estrutura forte, mas são ocultados para que não se perca a riqueza estética. Quando o ninho está pronto, é transportado para o local que solicitou a encomenda, por meio de caminhões e guindastes.

Antes de colocar o ninho, Jayson constrói uma base suficientemente forte para suportar até 907 kg de madeira molhada, além do peso de algumas pessoas. Dependendo do cliente, o ninho é colocado no quintal de uma casa, ao lado de um rio ou até em algum penhasco com vista para o mar. No entanto, na maioria das vezes, o ninho é alocado em seu "habitat natural", na árvore.

Para os toques finais, são colocados, dentro do ninho, almofadas ou um colchão macio, uma escada ou rampa de acesso e, às vezes, iluminação para um ambiente noturno.

De acordo com o artista, são utilizados aproximadamente 2,5 caçambas cheias de madeira para criar um ninho com capacidade para oito pessoas. Uma de suas criações personalizadas pode custar entre R$ 8 e 42 mil, e parte desse valor é investido no Spirit Garden.

Para mais informações, acesse bigsurspiritgarden.com.

Veja também:
-"Plugue" de janela capta energia solar para recarregar itens eletrônicos
-Músico une piano antigo e triciclo para formar uma bicicleta musical


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail