Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Algumas espécies de animais têm dificuldade de digerir tais resíduos

O lixo plástico é um grande problema para mares para a fauna marinha. Em 2008, foram encontrados mais de 134 objetos de pesca dentro do estômago de duas baleias da espécie Cachalote, no litoral da Califórnia, EUA. Nove anos antes, um caso parecido também virou notícia. Uma baleia Cuvier encalhou no litoral sul da França com cerca de 30 quilos de plástico no estômago.

O PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) alertou sobre os problemas do plástico nos oceanos em fevereiro de 2011. Os pontos mais críticos do problema estão no consumo exagerado de plástico e no baixo índice de reciclagem do material.

Lixo no Mar

Como já vimos em matérias anteriores, a contaminação dos mares e rios por lixo plástico é intensa e perigosa. O material chega ao oceano pelo esgoto despejado nos rios ou pelas praias que muitas vezes são poluídas. O resíduo causa danos aos animais marinhos, pois é facilmente confundido com alimento, seja em fragmentos muito pequenos ou mesmo grandes peças.

No caso das baleias especificamente, ao abrirem a bocarra para captura do alimento, a ingestão do material é freqüente e pode causar a morte do animal.

A utilidade e necessidade do plástico na vida moderna são inegáveis, mas o tema do adequado descarte e reprocessamento do material precisa ser encarado de maneira séria e responsável, seja quanto à educação da população no descarte correto do material, seja no investimento por parte das instituições responsáveis no sentido da criação da infra-estrutura necessária à coleta e ao fomento às iniciativas para reciclagem do produto.

Fonte: EcoD

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais