Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Fauna marinha tem sido muito desrespeitada. Saiba mais sobre a prática da sobrepesca

Entre os peixes mais populares na culinária estão a sardinha e o atum, mas, em breve, podem não estar mais. A sobrepesca é um problema que tem afetado diversas espécies no mundo todo, mostrando que a sustentabilidade ainda não recebeu as boas vindas em muitos barcos.

A sobrepesca é uma prática agressiva, já que, ao retirar do ambiente um número de animais maior do que a cota permitida, não possibilita que a espécie alvejada recupere sua população. Apesar de o período de defeso proteger os animais quando estão se reproduzindo, a pesca exploratória em excesso nem sequer permite que cheguem à idade reprodutiva.

Pelas estimativas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), mais de 70% da pesca oceânica está esgotada. Se a sobrepesca continuar, ainda mais somada aos problemas ambientais, a tendência é que, em breve, tudo se perca.

Acidificação dos oceanos
Acidificação dos oceanos: o que é e como ocorre?
Aquecimento global pode diminuir tamanho de peixes nas próximas décadas

A conscientização dos pescadores é muito importante, mas ainda não ganhou a força de que precisa. Por exemplo, o peixe conhecido como “cação” é, na verdade, um nome genérico para várias espécies de tubarão, muitas vezes filhotes, e os vendedores nem sempre sabem qual espécie de tubarão que estão tirando do mar, sem saber se está ameaçada ou não. Já quanto ao atum azul, tem gente que parece saber muito bem que a espécie está ameaçada de extinção, por isso vende a preços exorbitantes em leilões, aproveitando-se da raridade do animal para obter lucro.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais