[Vídeo] Horta solar: combatendo a mudança do clima e proporcionando condições mínimas para mulheres em Benim

Fundo e Convenção fazer parte do projeto que beneficia famílias no Benim

Pessoas
Imagem: reprodução

A Horta Solar é uma iniciativa que combate as mudanças climáticas e que promove condições mínimas de alimentação e geração de renda por meio da energia renovável em vilarejos do Benim, África. O projeto é promovido pelo Fundo de Energia Elétrica Solar (Self), em parceria com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

Na comunidade de Kidaroukpérou foram implantadas duas técnicas. A primeira é o bombeamento automático de água dos poços artesianos - isso acontece por meio de painéis solares, de onde se tira energia para impulsionar o bombeamento. A segunda é a irrigação por gotejamento, que evita desperdício e é suficiente para fazer com que muitos vegetais sejam cultivados, independentemente da época do ano.

Individualmente, as mulheres que estão em Kidaroukpérou não teriam condições de adquirir ou até mesmo pagar os custos dos equipamentos. Mas como estão trabalhando coletivamente, elas têm condições de se sustentar e até de serem reembolsadas, pois vendem os produtos em feiras. Sem contar que os filhos ficam bem nutridos.

Como a África Ocidental pode estar se tornando mais seca devido às mudanças climáticas, essa atitude pode ajudar também a mitigar alguns efeitos danosos às populações que ali residem, para além de proporcionarem suprimento de necessidades básicas. Assista ao vídeo.


Fonte: ONUBR

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail