Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Tecnologia pode ajudar a limpar águas de mares, rios e lagos

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Temos que limpar os mares de resíduos sólidos, principalmente de plásticos,certo? Como fazer isso? Para os surfistas australianos Andrew Turton e Pete Ceglinski, que criaram o Seabin Project, uma lixeira do mar pode ser a solução. Trata-se de uma tecnologia que realiza a limpeza de resíduos poluentes das águas dos rios, lagos e mares. Os desenvolvedores se inspiraram em máquinas que retiram folhas de piscinas.

Como funciona?

O aparelho (que realmente se parece com uma lixeira) é colocado na água de um rio ou de um mar em um ambiente controlado (portos, marinas, etc.), e suga a água junto com os resíduos encontrados nela, como plásticos, papéis, metais, restos de alimentos, óleos, entre outros. Dentro da máquina, os materiais sólidos são retidos para serem retirados posteriormente (podem até ser reciclados) e os líquidos passam por um cano e são filtrados, separando água de óleo e de detergente, por exemplo. Após esse processo, a água é devolvida.

Criadores
Imagem: divulgação

Como a abertura de sucção de água está um pouco acima da superfície, os desenvolvedores afirma que é muito pouco provável que aves ou animais marinhos sejam sugados para dentro do aparelho.

A proposta atual é fazer com que a lixeira do mar funcione em zonas portuárias com pouca oleosidade e fácil acesso a uma fonte de alimentação elétrica. Os fundadores torcem para que a ideia seja usada em todo o mundo. “Imaginem oceanos limpos no futuro para as próximas gerações”, dizem, no vídeo da campanha, que explica mais sobre o funcionamento do aparelho.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais