Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Por meio de diversos mecanismos arquitetônicos, Breeze dispensará aparelhos de ar condicionado comuns

Imagem: Ar condicionado.org

Um aparelho condicionador de ar que não use energia elétrica é o sonho de muita gente. A boa notícia é que um desses está em desenvolvimento e deve ser inaugurado em 2017, em um hotel em Amsterdã. O problema é que ele é bem grande! Isso porque a ideia é fazer do próprio prédio um grande ar-condicionado que forneça refrigeração para todos os quartos e que, reiterando, não utilize nada de eletricidade.

A ideia inicial é de Ben Bronsema, PhD em design que, durante toda sua carreira, fazia a projeção de grandes aparelhos de ar condicionado em diferentes edifícios. Contudo, com 80 anos, Bronsema mudou radicalmente suas projeções e teve a ideia do sistema “Earth, Wind & Fire” (“Terra, Vento & Fogo”, em tradução livre), que consiste em forjar o efeito dos mesmos aparelhos, mas sem energia e aproveitando características arquitetônicas de um edifício.

Uma companhia de Amsterdã, a Dutch Green Company, planeja usar o conceito de Bronsema em um novo hotel, batizado de Breeze (Brisa, em tradução livre) que será inaugurado em 2017. Se o projeto for adiante, ele pode se tornar um dos edifícios mais eficientes em termos de energia do mundo.

O projeto

O sistema funciona de maneira semelhante ao de uma cascata: na parte de cima, turbinas eólicas empurram o ar para dutos, que passam por dentro do prédio. Assim que isso acontece, o ar entra em contato e se espalha em correntes de água. Na parte imediatamente abaixo do teto (que é onde estão os quartos do edifício), o ar refrigerado pela água é distribuído aos quartos, enquanto uma espécie de “chaminé solar”, que é aquecida pelos raios de sol, regula a entrada e a saída de ar quente do prédio.

O resultado disso é uma eterna repetição de ar fresco atravessando o edifício (confira o vídeo para entender melhor). E o sistema também proporciona aquecimento, quando necessário. O calor do ar de escape é armazenado abaixo do solo para reaproveitamento no inverno. Ao mesmo tempo, o teto gera energia por meio das turbinas eólicas e dos painéis solares.

Segundo Bronsema, o custo total para produção do Breeze gira em torno de U$ 15 milhões; a ideia é que o edifício tenha aproximadamente 158 quartos. O preço da estadia para os hóspedes será de cerca de 125 euros. 

Fonte: Fast Coexist

Veja também:
Síndrome do edifício doente: quando o prédio em que você mora ou trabalha prejudica a saúde
Esfriando a casa e aquecendo o mundo: aumento na demanda por aparelhos de ar condicionado deve trazer problemas ambientais 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais