Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Design de chuveiro capaz de trazer água quente e pressurizada para comunidades em desenvolvimento de maneira prática, simples e barata

Em Altos del Pino, cidade colombiana próxima a Bogotá, o acesso à água é bem difícil. Com a pouca água existente, as famílias priorizam banhos quentes para as crianças. As mães aquecem a água no fogão e passam até seis horas por dia esperando a água esquentar para usá-la nessa tarefa e em outras, como limpar e cozinhar.

Sem encanamento, o banho é um processo que envolve múltiplas etapas, como aquecimento, mistura, transporte e armazenamento de água. Tudo isso faz com que a ação não seja fácil nem muito efetiva, já que é extremamente desconfortável.

Após duas semanas morando com as famílias de Altos del Pino, os designers Della Tosin, Kevin Chang e Tianyi Sun criaram uma solução barata, prática e segura para ajudar a resolver esse problema. O Calientamigos é um sistema de três fases: La Bomba, El Corazón e La Gota.

La Bomba

É um aquecedor de água portátil e de imersão. Ele aquece 7,5 litros de água até a temperatura de 43,3 °C (quente o suficiente para o banho) em 15 minutos. Duas vezes mais rápido que o aquecimento realizado no fogão.

El Corazón

Ele garante o bombeamento da água a partir do movimento de um pedal. Assim o líquido é pressurizado de La Bomba até La Gota.

La Gota

Nada mais é do que o “chuveirinho” por onde a água sai.

O interessante do Calientamigos é sua multifuncionalidade. Durante o projeto, os habitantes de Altos del Pino descobriram que a invenção podia ser usada para além do banho, como na hora de limpar e cozinhar, dando-lhes mais tempo para seguir outras atividades econômicas mais produtivas.

Os benefícios do Calientamigos para comunidades carentes, de acordo com seus criadores, são:

  • O sistema é econômico, utilizando metade do consumo de água para o banho;
  • Multifuncional, fácil de instalar e barato, com o preço variando de vinte a quarenta dólares. Por ser um projeto em desenvolvimento, o preço depende do apoio de assembleias locais em parcerias com ONGs ou da parte de produtoras de empresários locais;
  • Seguro comparado a outros aquecedores, pois já desliga automaticamente aos 43°C;
  • É mais rápido que aquecer água no fogão;
  • Elimina a lavagem por parte, introduzindo um modo mais dignificado e confortável de se tomar banho;
  • Reduz chances de doenças infantis provenientes de práticas de má higiene;
  • Permite que as crianças estejam limpas e saudáveis para estudar.

De qualquer modo, apesar da boa iniciativa, é necessário lembrar que o ideal é disponibilizar água encanada e aquecimento para toda a população. Confira um vídeo sobre a iniciativa.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais