Não vai para a composteira, e agora?

Descubra o que fazer com aquelas cascas que não podem ser compostadas

Já vimos que composteiras não ficam legais com cascas de frutas cítricas. Isso porque esses resíduos são responsáveis por desequilibrar o pH da mistura de terra e prejudicar as minhocas. Com isso na cabeça, nossa equipe buscou algumas saídas para aproveitar esses restos e contou com a ajuda de um de nossos parceiros, Nadia Cozzi, especialista em bioculinária que nos ofereceu essas duas ótimas alternativas para incrementar o livro de receitas. Saiba mais sobre o que vai e o que não vai para a composteira aqui.

Geleia da casca do abacaxi

Se não podemos colocar a casca do abacaxi no composto, por que não fazermos uma geleia? É muito fácil de fazer e pode ser uma excelente novidade no lanche da tarde.

Para preparar, basta deixar a casca do abacaxi de molho na água por 12 horas. Em seguida, bata essa casca no liquidificador e coloque o sumo em uma panela. Adicione açúcar e mexa até engrossar. Depois é só resfriar e consumir.

Lasquinhas de laranja

Lasquinhas açucaradas de laranja também são uma delícia. A mesma receita funciona com limão, confira:

- Corte a casca da laranja em tirinhas e coloque em uma tigela. Cubra as lascas com água e troque o molho, constantemente, por quatro dias. Com o calor, é mais aconselhável deixar o recipiente na geladeira para conservar o alimento e tampado para não pegar cheiro cítrico nos outros alimentos.

- No quarto dia, escorra a água e adicione as lascas na panela com açúcar. A proporção deve ser de duas xícaras de lascas para uma de açúcar. Não é preciso adicionar água porque a própria casca solta líquido.

- Mexa bastante até secar as lasquinhas; retire a mistura do fogo e conserve em um pote fechado.

As lasquinhas de laranja são excelentes com café e chá. Experimente!

Fonte: Instituto Pedro Cozzi


Veja também:
-Saiba o que deve e o que não deve ir para a composteira

-Você sabe o que fazer com o lixo orgânico?

-Guia da compostagem: recicle todo resíduo orgânico da sua casa de maneira sustentável


 

Comentários  

 
0 #1 2012-06-10 23:12
Será que da para colocar um certo porcentual de casca de laranja sem causar problemas para as minhocas? A própria casca também é ácida?
Citar
 
 
0 #2 2012-06-11 14:10
Citando Emmanuel M. Favre N:
Será que da para colocar um certo porcentual de casca de laranja sem causar problemas para as minhocas? A própria casca também é ácida?

Olá Emmauel, infelizmente a indicação é de que não seja adicionado ao composto este tipo de material, pois desestabiliza o PH da mistura. Também não é recomendado o depósito de qualquer outro gênero de fruta cítrica, cebola, alho ou proteínas animais tais como carne, frango ou peixe. A alternativa é buscar outras formas de reaproveitament o destes materiais, a exemplo da receita que aqui postamos.
Citar
 
 
0 #3 2012-06-21 12:26
Se vc morar em apartamento o cuidado com a composteira é bem maior. E alguns materiais como estes citados realmente desequilibram o processo de compostagem.
No meu caso eu tenho duas composteiras de chão e sem minhocas!
Coloco de tudo, menos carne e óleos e dá super certo.
Pra mim o segredo é picar bem os materiais,remex er 3 vezes por semana e serragem para controlar a umidade. abraço a todos!
Citar
 
 
+3 #4 2014-02-03 18:01
Boa tarde! Preciso saber o que fazer e o que colocar para facilitar a decomposição de materiais se eu não quiser utilizar as minhocas na minha composteira?
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail