Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Conceito da física, a negentropia pode ajudar a solucionar problemas do dia a dia

Imagem de Rhett Wesley no Unsplash

Negentropia, sintropia ou entropia negativa é o conceito oposto de entropia. Enquanto esta última diz respeito à tendência ao caos, a negentropia se refere à capacidade de organização de um sistema.

Para entender melhor este conceito podemos utilizar uma taça de cristal de exemplo. Neste caso, após uma festa, a tendência de que no local na festa seja fabricada uma taça é bem menor do que a possibilidade de que taças se quebrem. De modo geral, a entropia (caos) sempre aumenta. Ao longo do tempo, os canos começam a rachar, as meias se espalham pela casa, a louça fica suja e a torneira começa a vazar.

Porém, de acordo com um pesquisador autor de um estudo publicado no The Conversation e na revista científica Phys, pensar em termos de negentropia pode ajudar na luta contra a entropia e o caos na vida diária. No artigo da revista científica foram listados os seguintes passos:

Mantenha a ideia de negentropia em mente

Mantenha a ideia de negentropia em mente, assim você realiza ações que limitam ou revertem a perda de energia e os sistemas sociais acabam sendo mais eficientes e eficazes.

Para isso, recolha as meias espalhadas pelo quarto o mais rápido possível, melhore suas reuniões de trabalho realizando-as virtualmente ou resumindo o essencial em um e-mail, isso pode evitar futuras perdas de energia.

Encontre a entropia

Identifique lugares onde a energia é perdida nos sistemas sociais em sua vida diária. É útil pensar nisso como um mapa térmico do lado de fora de sua casa que destaca onde o calor — ou energia —  é perdido. Uma janela mal vedada vaza energia térmica. Uma cozinha mal organizada torna as coisas difíceis de encontrar. Um sistema de integração de novos funcionários mal projetado pode levar a sérios problemas jurídicos posteriormente.

Priorize as perdas

Identifique as maiores perdas e que chamem sua atenção com mais frequência, como o vazamento da torneira da cozinha. Consertá-la pode abrir espaço em sua mente para considerar outras melhorias em sua cozinha que a tornariam mais funcional.

Elabore um plano

Identifique ações capazes de reverter as perdas de energia que você observou e planeje maneiras de focar nas prioridades. Você pode começar consertando a torneira que está vazando ou pegando as meias; se as reuniões de trabalho estão causando muitos problemas à sua organização, analise o problema e descubra como corrigi-lo.

Experimente e preste atenção

Coloque as ideias em ação, mas mantenha o foco nos ganhos e perdas de energia. Ao tentar implementar ideias negentrópicas, acompanhe o que funciona, quanto esforço foi necessário e as ideias que você teve para futuras ações negentrópicas.

Vá além do conserto e manutenção

Conforme você trabalha para reverter as perdas de energia, pode descobrir que às vezes está na verdade mantendo um sistema social que não é benéfico, não importa o quão bem ele funcione.

Gastar tempo aprimorando a orientação para apresentar novos empregados à cultura da empresa pode não ser muito útil se a própria cultura precisa mudar. A melhor maneira de aplicar a ideia de negentropia aos sistemas sociais é não apenas melhorar os pequenos processos, mas também olhar para o quadro geral e ver se o próprio status quo promove a perda de energia.

Ver as coisas através de lentes negentrópicas não resolverá um relacionamento ruim nem o ajudará a amar um trabalho que você odeia — essas são questões complicadas. No entanto, se você começar a perceber onde a energia é perdida em sua vida, será mais fácil priorizar e agir de forma a melhorar os sistemas sociais ao seu redor.


Veja também: