Groselha-negra: 5 benefícios do alimento para a saúde

Groselha-negra é uma fruta que nasce em arbusto, ela é conhecida por sua cor roxa escura que remete à jabuticaba. Além de seu gosto azedo, a groselha-negra tem propriedades benéficas para a saúde. Uma delas é a capacidade de controlar o açúcar no sangue depois das refeições.

Essa fruta é nativa do norte e centro da Europa, mas também pode ser encontrada em algumas regiões da Sibéria. A groselha-negra faz parte da família das bagas, assim como a amora, o morango e a cereja. Essas frutas são alimentos essenciais para uma dieta saudável. Elas são ricas em vitaminas, minerais e fibras necessários para a vida humana.

Tomate cereja: além de gostoso, faz bem à saúde

Produção no mundo

A Indonésia e as Filipinas são as atuais maiores produtoras mundiais da groselha-negra. No entanto, o Brasil não fica muito atrás, já que ele é o quarto lugar no ranking de maiores produtores e exportadores do produto. A indústria também vem crescendo cada vez mais devido ao investimento que tem recebido dos produtores rurais do país, de regiões como Sul e Sudeste, principalmente Minas Gerais. 

Benefícios da groselha-negra

A groselha-negra possui diversas propriedades benéficas à saúde. Ela contém vitamina A, B5, B6, B1 e vitamina E, porém o nutriente mais importante e em maior quantidade é a vitamina C. Na groselha-negra se encontra quatro vezes mais vitamina C do que em uma laranja, o que auxilia o metabolismo de proteínas e a formação de colágeno. 

Trabalha como anti-inflamatório

O uso de óleo de sementes de groselha-negra tem poder anti-inflamatório no corpo humano. Isso se deve à presença de ômega-6, também chamado ácido gama linolênico (GLA). Em companhia do pigmento vegetal chamado antocianina, o GLA consegue reduzir dores nas juntas,  rigidez e danos nos músculos.

Cereja: benefícios e como consumir

É amiga do coração

Devido a sua grande quantidade de potássio e GLA, a groselha-negra pode ajudar na luta contra danos e o acúmulo de placas de gordura nas veias e artérias. Desta forma, ela consegue evitar problemas de saúde como dor no peito, AVC e infarto. O suco de groselha-negra também consegue auxiliar o corpo na redução da pressão sanguínea.

Ajuda no cuidado da pele

Não existem muitos estudos que comprovem a eficácia da utilização de óleo de semente de groselha-negra no tratamento de pele. Entretanto, um instituto estadunidense, chamado National Psoriasis Foundation, recomenda que o óleo da fruta seja usado para o tratamento dos sintomas da psoríase. Isso porque o óleo da semente da groselha-negra auxilia na redução do crescimento e desenvolvimento das manchas da doença, podendo ser aplicado na pele seca ou quando ela coça.

O antioxidante presente na composição da groselha-negra é responsável por contribuir no retardamento do envelhecimento das células. Desta maneira, pode ser utilizado na rotina diária de cuidados da pele, para quem gosta de fazer skincare

Melhora o sistema imunológico

Como já foi mencionado, a groselha-negra é rica em vitamina C, antioxidantes e antocianina. Tudo isso combinado consegue reforçar o sistema imunológico, sendo uma ótima opção para quem está sofrendo com garganta seca, inflamada ou com pequenos sintomas de febre. 

A groselha-negra também possui propriedades antivirais, anti-toxinas, antissépticas e antimicrobianas.

Empresa lança cosmético feito com bagaço de maracujá

Pode diminuir o açúcar no sangue

Um estudo realizado pela revista British Journal Of Nutrition, comprovou que  a groselha-negra tem efeito significativo na diminuição de açúcar no sangue após as refeições. Os resultados mostraram que todos os participantes da pesquisa que consumiram a fruta tiveram uma alteração na glicose e insulina no sangue.

Outros estudos da área também já haviam provado que ao aderir bagas à alimentação, algumas pessoas apresentaram maior redução de açúcar no sangue. Frutas escuras, como a groselha-negra, foram as que mais mostraram resultados positivos.

Como utilizar groselha-negra

Apesar de não ser tão comum encontrar groselha-negra em receitas do dia a dia, é possível inseri-la na alimentação diária. Algumas formas de consumir e utilizar a fruta são por meio do fruto seco, óleos, pílulas, cápsulas e pó. Existem algumas receitas, como a mencionada a seguir, que levam groselha-negra em sua composição. Confira: 

Aprenda a fazer geleia de groselha-negra

  • Preparação: 30 minutos
  • Cozimento: 30 minutos
Amora: conheça os incríveis benefícios da fruta

Ingredientes

  • 600 gramas da fruta groselha-negra
  • 400 gramas de açúcar mascavo
  • 1 limão
  • 100 ml de água

Preparação

Passo 1

Espalhe a groselha-negra sobre uma caçarola e acrescente a água. Deixe ferver no forno por aproximadamente 5 minutos, até que a fruta esteja parecendo uma polpa volumosa. Depois retire do forno e deixe esfriar por um tempo.

Passo 2

Se você está em busca de uma geleia mais suave, leve a groselha-negra para uma peneira e esmague ela até que os pedaços se separem do resto em uma tigela. Caso queira uma geleia com pedaços é só manter ela como está e adicionar os 400 gramas de açúcar a cada 500 gramas de polpa. 

Chá de amora: para que serve e benefícios

Passo 3

Adicionar o suco de limão ao resto e mexer no fogo até dissolver o açúcar. Deixar o fogo alto e esperar ferver por 10 minutos, depois desse tempo mexer na polpa, se ela se enrugar então já está pronta, caso não, volte a ferver por mais 2 minutos.

Passo 4

Assim que finalizada, deixe esfriar por dez a quinze minutos e então mexa para distribuir a fruta. Em seguida, coloque dentro de potes. A geleia pode ser mantida no pote por aproximadamente 6 meses. 

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais