Erva-botão: para que serve e benefícios

A erva-botão (Eclipta alba ou Eclipta prostrata), também conhecida como falsa margarida, é uma erva que tem sido tradicionalmente usada na medicina Ayurveda por ser um tônico para o fígado (para o qual é aparentemente uma das ervas mais eficazes) e por ter efeitos benéficos no tratamento auxiliar de diabetes, na promoção da saúde ocular e no crescimento do cabelo.

Benefícios da erva-botão

Além dos possíveis benefícios para os olhos, cabelos e fígado, outros possíveis benefícios da erva-botão são melhora do humor, redução da dor, redução da pressão arterial, efeitos diuréticos e suporte ao sistema imunológico.

Graças às suas propriedades medicinais, também tem sido utilizada para aliviar sintomas de picadas de mosquito e para reduzir o colesterol total. Embora seus benefícios não auxiliem no emagrecimento, a erva-botão pode ser benéfica para a saúde intestinal e para a digestão. Os usos mais comuns são em forma de chá, pó, cápsulas e óleo.

Por Dinesh Valke, sob CC BY-SA 2.0, em Flickr

Benefícios do chá de erva-botão

Promove a saúde do fígado

Embora a icterícia muitas vezes soe como uma doença de um passado distante, muitas pessoas no mundo ainda sofrem dessa condição que afeta gravemente o fígado e sua funcionalidade, resultando em uma descoloração da pele. A erva-botão tem sido usada há milhares de anos para equilibrar adequadamente o fígado e garantir seu funcionamento normal, com estudos que apoiam esses benefícios.

Pode tratar a osteoporose

A medicina tradicional chinesa acredita que o mal estar do fígado pode estar relacionado ao desenvolvimento de osteoporose. Por isso, praticantes da área usam a erva-botão para o tratamento da doença. Uma pesquisa publicada em 2010 observou os efeitos de componentes voláteis e extrato etanólico da planta e concluiu que sua ingestão promove a proliferação de osteoblastos – células responsáveis por parte da produção óssea.

Embora novas pesquisas precisem ser feitas, acredita-se que a erva-botão pode ajudar no fortalecimento dos ossos, e consequentemente, a tratar a osteoporose.

Melhora a inflamação intestinal

Se você sofre com hemorroidas, muitas vezes pode ser difícil encontrar alívio. A erva-botão, no entanto, mostrou resultados promissores na redução da inflamação na área sensível e no fornecimento de um alívio analgésico calmante, de acordo com estudos.

Acalma o estômago

A erva-botão alivia o incômodo provocado por diversos distúrbios no estômago, como indigestão ou constipação. Ela pode restaurar a funcionalidade normal para essas áreas do corpo, graças à rica variedade de produtos químicos e compostos orgânicos encontrados no extrato da planta.

Trata infecções urinárias

A planta também tem certas propriedades antibacterianas e antissépticas que a tornam altamente eficaz na prevenção e no tratamento de infecções. O chá é uma boa opção natural para tratar a infecção do trato urinário, reduzindo rapidamente o desconforto e neutralizando as bactérias para restaurar o funcionamento normal da bexiga.

Auxilia no tratamento de problemas respiratórios

Para pessoas que sofrem de infecções respiratórias crônicas e tosse, o chá de erva-botão pode ser muito útil. A natureza antibacteriana do extrato pode limpar a infecção, enquanto as qualidades expectorantes podem forçar a saída de qualquer catarro ou muco remanescente onde outros patógenos possam estar crescendo.

Promove a saúde ocular

As folhas desta planta têm um teor muito alto de caroteno, que é uma substância antioxidante crucial para a saúde dos olhos. O caroteno pode eliminar os radicais livres que causam a degeneração macular e a formação de cataratas, portanto, adicionar um pouco de erva-botão à sua dieta pode manter sua visão limpa por anos.

Como fazer o chá de erva-botão

Ingredientes

  • 200 ml de água
  • 1 colher de sopa de folha de erva-botão desidratada

Como fazer

  1. Ferva a água
  2. Adicione a folha de erva-botão desidratada
  3. Deixe em infusão por 5 minutos
  4. Sirva

Benefícios do óleo de erva-botão

Segundo a medicina Ayurveda, uma tradição indiana que visa equilibrar e curar o corpo por meio da nutrição, a erva-botão promove o crescimento do cabelo, fortalece os fios e previne o envelhecimento e a caspa.

O óleo de erva-botão é rico em vitaminas e minerais. Contém vitamina E, vitamina D, magnésio, cálcio e ferro. Confira mais benefícios do óleo.

Promove o crescimento capilar

Um estudo de 2008 feito em ratos albinos machos mostrou que o uso do óleo de erva-botão aumentou o número de folículos capilares. Além disso, o óleo contém ainda vitamina E, conhecida por combater os radicais livres que podem impedir o crescimento do cabelo.

Reduz a caspa

De acordo com um estudo realizado em 2011, o óleo de erva-botão tem propriedades antimicrobianas e antifúngicas que podem ajudar a reduzir a caspa. O óleo também tem propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar na psoríase ou outras irritações da pele no couro cabeludo.

Auxilia no escurecimento natural do cabelo

O óleo de erva-botão pode retardar ou impedir o processo de envelhecimento do cabelo, revertendo o embranquecimento dos fios.

Pode promover relaxamento e sono

O magnésio presente no óleo de erva-botão é conhecido por suas propriedades relaxantes e pode promover relaxamento muscular, sono e também pode melhorar o humor.

Ajuda a acalmar a pele inflamada

O óleo de erva-botão é hidratante e pode ajudar a eliminar a secura da pele. A erva-botão é uma planta anti-inflamatória e, portanto, quando aplicada topicamente na pele, pode ajudar a tratar a inflamação da pele, como psoríase, dermatite e algumas formas de acne.

Efeitos colaterais e precauções

Algumas evidências anedóticas sugerem que a erva pode causar calafrios, especialmente quando tomada por via oral. Por isso, é recomendável não ingerir o óleo de erva-botão por via oral antes de discutir a dosagem com um médico.

Se você nunca usou o óleo antes na pele, faça um teste aplicando uma pequena quantidade no antebraço e espere pelo menos 30 minutos por sinais de reação que podem incluir coceira, ardência, inchaço ou vermelhidão.

Como usar o óleo de erva-botão

Para a saúde do couro cabeludo e o crescimento do cabelo, massageie o óleo na cabeça usando a ponta dos dedos e deixe o produto penetrar por uma hora. Tome banho e, se seu cabelo ainda estiver oleoso, lave duas vezes.

Você também pode fazer uma máscara para o cabelo misturando o pó de erva-botão com água, óleo ou mesmo iogurte, aplicando-o no cabelo seco por cerca de 30 minutos e enxaguando em seguida.

Isabela

Redatora e revisora de textos, formada em Letras pela Universidade de São Paulo. Vegetariana, ecochata na medida, pisciana e louca dos signos. Apaixonada por literatura russa, filmes de terror dos anos 80, política & sociedade. Psicanalista em formação. Meu melhor amigo é um cachorro chamado Tico.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais