Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Estudo explica motivos que levam algumas pessoas a agirem de modo temerário quanto ao novo coronavírus e dá dicas para não relaxar nos cuidados necessários

A Covid-19 está desafiando a espécie humana em seus vários níveis de sobrevivência. Dos procedimentos hospitalares à vida cotidiana, fomos obrigados a adotar medidas de prevenção que não faziam parte do nosso dia a dia. É possível que a essa altura da pandemia você já esteja se questionando por que não lavava as mãos com mais frequência ou como conseguia consumir um alimento embalado assim que saia da loja.

Pode ser que você também já tenha se acostumado com o uso de máscaras em locais públicos, mas também é possível que seu cérebro esteja começando a te pregar peças. Segundo um artigo publicado na revista científica Lancet Public Health, o mais difícil não é aplicar essas medidas de proteção, mas sim mantê-las. O artigo ‘Pitfalls of judgment during the Covid-19 pandemic’ listou oito comportamentos de risco que as pessoas devem evitar para que o pior não aconteça.

Inicialmente, a Covid-19 sequer tinha nome e era atribuída a um coronavírus de origem desconhecida, o que causou preocupação entre a população mundial. O medo constante do desconhecido é um fator que atrai respostas psicológicas do ser humano. Ou seja, o fato de não existir muita informação sobre algo faz com que as pessoas fiquem mais alerta e tomem mais precauções.

Porém, à medida que o vírus foi se espalhando, pessoas em todo o mundo começaram a se habituar à ideia da existência de uma doença mortal, como se isso fosse uma coisa normal. Dessa forma, segundo o estudo, existe uma tendência cerebral de que se diminuam as medidas de prevenção em relação ao vírus, o que pode potencializar comportamentos de risco e, por sua vez, a contaminação. Para que isso não aconteça, é preciso estar sempre relembrando que o vírus é assustador e pode ser mortal.

É comum ter vergonha de algumas coisas. Contudo, em situações como uma pandemia global, dar demasiada importância ao que outras pessoas pensam pode provocar um comportamento de risco. Algumas pessoas podem pensar que o uso de máscaras em locais públicos é feio ou demonstra vulnerabilidade.

Porém, durante este período, é preciso dar descanso ao nosso imaginário sobre o que os outros estão pensando de nós, porque o mais importante é sobreviver. A máscara tem um papel indispensável, suas características impedem o contato das mãos e de partículas externas com nossas mucosas, que são a principal porta de entrada do novo coronavírus. Por essa razão, usar máscaras em público realmente pode salvar vidas.

Outro comportamento arriscado que as pessoas podem ter durante esta pandemia é ignorar outros tipos de risco que já existiam antes do vírus. Neste momento, estamos tão focados no novo coronavírus, que nos esquecemos de praticar hábitos saudáveis como comer bem, fazer exercício físico ou dormir, fatores que impedem que outras doenças se desenvolvam. No estudo de Princeton, os pesquisadores dão destaque especial à saúde mental. É do conhecimento geral que o distanciamento social é crucial nesta altura, mas também é importante mantermos os nossos hábitos sociais. Seja a comunicação virtual com outras pessoas, a meditação ou outros rotinas que já praticávamos antes da Covid-19.

A demora na aparição de sintomas da Covid-19 é outro fator que pode originar comportamentos de risco. Os sintomas da doença podem demorar dias para aparecer ou mesmo não se manifestar, de modo que não há como sabermos se estamos infetados ou não. Ou se precisamos de tomar certas medidas de prevenção. Nesta situação, a melhor maneira de agir é se manter em segurança.

Mudar não é fácil para ninguém, especialmente se isso for inesperado e com normas desafiadoras. Durante toda a vida, desenvolvemos hábitos que vão ficando, e de certa forma são difíceis de deixar. Contudo, para que isso não aconteça, é necessário nos lembrarmos de que esta pandemia pode ser uma boa oportunidade para vermos as coisas de forma diferente, repensar nossas atitudes e nos conectarmos mais com quem está à nossa volta.

Segundo o estudo, durante esse tempo de crise é importante não julgar, fazer previsões ou retrospetivas. Não importa o que aconteça, não é uma boa altura para julgar alguém. Comece por si mesmo: segundo os pesquisadores, é importante não especular situações e manter a calma.

Em suma, ficar seguro e seguir as regras é meio caminho andado. Com o estudo, os especialistas esperam que a conscientização destes fatores possa evitar comportamentos de risco e ajudar a combater a crise da covid-19.


Fonte: The Lancet

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais