Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Projeto foi desenvolvido por universitárias chilenas

No Chile, as amigas e colegas de universidade Carolina Guerrero, Camila Rupcich e Evelyn Aravena decidiram que precisavam de uma maneira de carregar seus eletrônicos sem que dependessem da rede de energia. Depois de vários estudos, elas encontraram uma solução bem próxima, mas nada convencional: as plantas.

Tudo começou quando as engenheiras tiveram de entregar um trabalho para a faculdade, mas, no referido dia, o telefone celular e notebook ficaram sem bateria e elas não podiam salvar o conteúdo para entregar a tempo. Da frustração e da raiva nasceu a motivação para criar uma solução para o problema.

Elas desenvolveram o E-Kaia, um carregador para celulares, tablets e outros dispositivos USB que estão “conectados” com as plantas. Apenas uma planta bem conservada é suficiente para carregar um celular.

Mas o dispositivo retira energia da fotossíntese? A resposta é não – aparentemente, trata-se de uma versão atualizada da pilha de Volta. Ao colocar dois eletrodos num material como o solo (repleto de matéria orgânica) obtém-se corrente elétrica, ainda mais se for um solo bioativo cheio de bactérias que adoram acidificar o terreno.

Alternativa eficiente

“O Chile é um país com uma grande demanda energética, muito por conta de suas dificuldades naturais, então, a partir desse ponto de vista, nosso produto é uma boa alternativa”, destacou Carolina. “Soube que há mais pesquisas sobre como obter energia dos vegetais, o que pode resultar na criação de um dispositivo mais potente no futuro”, acrescentou a engenheira.

A meta agora é viabilizar o carregador comercialmente. O preço ainda não foi definido, mas já há investidores interessados na inovação.

No vídeo abaixo, as amigas chilenas mostram como o dispositivo funciona:

Fonte: EcoD e MeioBit

Veja também:
Better Re: gadget reaproveita baterias antigas de celulares como fontes recarregáveis de energia
Storm Bike: a bicicleta elétrica com preço mais acessível


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais