Máquina faz suco de laranja e produz copos com as cascas

eCycle

Desenvolvida na Itália, a Feel the Peel é uma máquina de suco de laranja perfeitamente integrada à economia circular

Máquina de suco de laranja

O estúdio de design italiano Carlo Ratti Associati criou uma máquina de suco de laranja que usa as cascas das frutas para produzir os copos em que a bebida é servida. A Feel the Peel foi criada em parceira com a empresa de energia Eni e tem como proposta mostrar que a circularidade da economia é algo tangível.

A máquina possui mais de três metros de altura e tem capacidade para 1,5 mil laranjas, que são armazenadas no topo do equipamento, formando uma espécie de teto circular. Ao pedir um suco, as laranjas deslizam pela estrutura, são cortadas e espremidas dentro da máquina.

As cascas são depositadas em um compartimento transparente na parte inferior do equipamento. Esse material é coletado e seco, formando um pó que é misturado com ácido polilático (PLA) para se transformar em bioplástico.

A mistura é então aquecida para formar filamentos, que abastecem a impressora 3D acoplada à máquina e que imprime os copos para os usuários.

A produção do filamento que dá origem aos copos não acontece na hora, já que as cascas de laranja demoram algum tempo para secar e a mistura com o PLA precisa ser feita em laboratório.

O idealizador do projeto, Carlo Ratti, explica o princípio por trás dessa inovadora máquina de suco de laranja: “Tentamos mostrar a circularidade de maneira muito tangível, desenvolvendo uma máquina que nos ajuda a entender como as laranjas podem ser usadas para muito além do suco. As próximas interações podem incluir novas funções, como impressão de tecido para roupas usando cascas de laranja.”

Veja como se dá o funcionamento da máquina:


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail