USP Leste será a primera estação de trem sustentável do Brasil em 2011

eCycle

Estação está passando por algumas reformas para poder adquirir o selo Leed

A estação USP Leste, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), está passando por algumas reformas desde 2010 para se tornar a primeira estação de trem sustentável do mundo. O plano é que, até o final de 2011, a unidade receba o certificado Leed (Liderança em Energia e Design Ambiental).

Para conseguir o selo, reformas e adaptações serão necessárias. Uma das principais é a instalação de luminárias inteligentes que só funcionem quando o nível de luz natural dentro da estação esteja baixo. Atualmente, muitas lâmpadas ficam acesas sem necessidade. Também será preciso implementar redutores de velocidade nas escadas rolantes e reformar a cobertura da estação, que terá mais elementos transparentes e pintura na cor branco para facilitar o reflexo da luminosidade no interior da estação. Os banheiros serão mais econômicos com a instalação de válvulas que evitam o desperdício de água. Nas cabines de atendimento, luzes direcionais darão conforto visual para os usuários.

Mesmo com todas essas modificações não seria possível atingir os 40 pontos necessários para adquirir a certificação, caso os funcionários não se deslocassem de transporte público para o local de trabalho. Atualmente, isso já ocorre com 75% dos empregados.

Quando tudo estiver pronto e o certificado garantido, os usuários terão contato visual com dicas para terem atitudes mais sustentáveis em casa, além de saberem como funcionam as tecnologias da estação.

Veja também:

Com 1,5 mil dólares, mulher constrói casa na árvore

Galões de água e garrafas plásticas são matéria-prima para instalação artística em Hong Kong

[Vídeo] Reaproveite rolhas para criar um "jardim de geladeira"



 

Comentários  

 
-1 #1 2011-11-10 17:43
Legal a iniciativa! Quem faz a certificação? É uma empresa?
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail