Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

De 26 a 30 de outubro, webinars, lives, seminários e outros encontros estarão disponíveis em transmissões pela internet

Imagem de Nick Morrison no Unsplash

Confira a programação de webinars, lives, seminários e outros encontros que serão realizados na semana de 26 a 30 de outubro. As atividades são organizadas por pesquisadores da USP e podem ser acompanhadas gratuitamente pela internet.

26 de outubro – segunda-feira

Preservação da Memória Literária do Brasil de Língua Alemã

A partir das 9 horas, o Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP vai abordar o legado literário dos imigrantes de língua alemã e seus descendentes no país. Os palestrantes irão falar sobre a produção de jornais, anuários, poesia, literatura e teatro. O evento tem o apoio do Grupo de Pesquisa Relações linguísticas e literárias Brasil – Países de Língua Alemã da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). A transmissão será pela página do IEA, neste link.

Mais Educação, por Favor! Dilemas e Desafios na Construção do Conhecimento

Às 17 horas, o evento on-line vai debater a obra de Tomás de Aquino [1224/5-1274] no projeto educativo para a formação de cristãos que passava pelo ensinamento de virtudes sociais. Neste contexto, os palestrantes vão abordar a relação existente entre a formação da pessoa e a condição política da sociedade. O debate faz parte de uma série de quatro webinários com a temática da Educação no mundo atual a partir de uma série de enfoques, visando contribuir para formação de políticas públicas. É promovido Grupo de Pesquisa Investigações sobre a Pluralidade e Ambiguidades Relativas à Condição Humana (Inpar) do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Confira a transmissão, neste link.

Encontro em Defesa do SUS: Um Sistema de Todos e para Todos

Com início às 17h30, a Liga Acadêmica de Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, promove o evento on-line que tem início hoje e vai até o dia 29 de outubro sobre a defesa do SUS enquanto maior política pública do País, um sistema público, gratuito e universal, que precisa ser defendido contra o desmonte, o retrocesso e a desigualdade social. O encontro contará com o médico Drauzio Varella na abertura, além de outras personalidades da área da saúde. Para ver a transmissão,é preciso fazer a inscrição pelo formulário on-line neste link.

Formação e prática do engenheiro – Líderes Inspiradores

Das 19 às 20h30, um webinar da série Líderes Inspiradores promovido pela Fundação Vanzolini vai tratar sobre o papel e a importância da formação e da prática do engenheiro no quadro atual brasileiro marcado pelos desafios da pandemia, da carência de infraestrutura e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de engenheiros. Participam Liedi Bernucci, diretora da Escola Politécnica (Poli) da USP; Andre Ferrarese, da MAHLE Metal Leve SA; e Luiza Roberto Liza Curi, conselheiro do Conselho Nacional de Educação. Para receber o link de transmissão é necessário fazer a inscrição pelo formulário on-line do evento.

27 de outubro – terça-feira

Crime Corporativo e Corrupção Sistêmica no Brasil

Evento on-line com transmissão às 9 horas, na página do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, neste link, apresentará os resultados de uma pesquisa sobre a relação entre a corrupção e o financiamento de campanhas eleitorai, considerando também os grandes escândalos recentes de corrupção no Brasil (Banestado, Satiagraha, Castelo de Areia, Mensalão e Lava Jato). Confira a transmissão pela página do IEA, neste link.

1º Webinário Medicina, Saúde e História

Às 10 horas, o Museu Histórico Prof. Carlos da Silva Lacaz da Faculdade de Medicina (FM) da USP promove um evento on-line sobre a história das práticas médicas e de saúde a partir das apresentações dos trabalhos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros com ampla experiência em seus campos de estudos. Serão dois temas: Relações entre arte e clínica no Brasil: linhas para uma genealogia da terapia ocupacional e A morte e o morrer em dois tempos: São Paulo no século XVII e no século XXI. A transmissão será pelo Google Meet, neste link.

UrbanSus ONU: Inovação e Tecnologia Digital nas Cidades Brasileiras no contexto pós-covid-19

A partir das 16 horas, o Ciclo de Seminários UrbanSus do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP apresenta um debate on-line sobre a aplicação de novas práticas e tecnologias às políticas públicas urbana, tendo como tema orientador dos debates a Nova Agenda Urbana e os ODS, em especial o ODS 11, bem como os possíveis cenários locais (das metrópoles brasileiras) e geopolíticos no mundo pós-pandêmico. Os temas transversais do evento, que correspondem a questões importantes, urgentes e presentes, serão internet das coisas e tecnologia digital, segurança intraurbana, gestão sustentável em cidades e resiliência e planejamento urbano. Confira o evento neste link.

Quais Respostas a Ciência Constrói aos Problemas que Cria? Desafios e Dilemas da Era dos Plásticos

Com transmissão às 17 horas, o ciclo de palestras Por Que Confiar nas Ciências? Epistemologias para nosso tempo, promovido pelo Instituto de Física (IF) da USP, vai debater assuntos como a crise de confiança na ciência, quais os problemas e desafios dela, além de desmistificar conceitos. A apresentação será de Luciana Zaterka, da Universidade Federal do ABC (UFABC). Acompanhe o evento pelo Youtube, neste link.

Outubro Negro – Roda Preta: Potências Negras e Bem Viver

Às 19 horas acontece o último evento do Outubro Negro, um ciclo de encontros promovido pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP voltado para a discussão das condições de vida e saúde da população negra. Nesta terça, a proposta da roda de entrevista é falar sobre saberes, cuidados, potências e formas de bem viver ancestrais. Depois, haverá uma apresentação artística de encerramento com Nara Couto, cantora e dançarina, pesquisadora das culturas africana e afro-brasileira. A transmissão será pelo canal da FSP no Youtube, neste link.

28 de outubro – quarta-feira

Jornalismo e Poderes das Liberdades de Comunicação

O Grupo Jornalismo, Direito e Liberdade, Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, transmite às 10 horas, um debate on-line sobre as relações entre e jornalismo e diversas instâncias de poder, procurando analisar como se interrelacionam e às vezes entram em conflito, seja pelo modelo de negócio, seja pelos princípios éticos do jornalismo, suas normas técnicas, suas organizações profissionais, e também em relação a outras novas instâncias de comunicação de interesse público. O evento pode ser acompanhado na página do IEA, neste link.

Desafios, aprendizados e perspectivas nas áreas de humanas durante a pandemia

Com transmissão às 17 horas, a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promove um debate on-line sobre a área de humanidades e a pandemia de covid-19. O evento integra a série ECA Debate e terá a participação de Clotilde Perez, professora da ECA, Antonio Carlos Hernandes, vice-reitor da USP, Ana Lúcia Duarte Lanna, diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Eduardo Monteiro, diretor da ECA e Paulo Martins, diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. O objetivo da série é refletir sobre os mais diferentes temas e os impactos da pandemia do novo coronavírus na sociedade, que extrapolam a saúde, e atingem as relações sociais, a cultura, as artes, a economia e a política. Confira a transmissão ao vivo no canal da ECA no Youtube neste link.

Gênero e raça na produção contemporânea de arquitetura e cidade

A partir das 17 horas, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos promove mais um evento da série #IAU.USP.EMCASA_Diálogos ​para discutir a importância de se lançar uma perspectiva feminina (e feminista) sobre as relações que envolvem a produção contemporânea de Arquitetura e Cidade, bem como tratar da necessária representatividade de gênero e raça no âmbito deste campo atuação profissional e acadêmica em um cenário marcado por complexas desigualdades sociais, como é o caso brasileiro.​ O debate será transmitido pelo canal do IAU no Youtube, neste link.

Infovid – Professor Thales de Brito

às 18 horas, a Faculdade de Medicina (FM) da USP realiza o evento on-line em homenagem ao professor Thales de Brito, falecido no dia 26 de setembro de 2020, aos 95 anos. Graduado na FMUSP em 1951, até chegar a professor titular na área de Patologia, foi um exemplo de dedicação à pesquisa, ao ensino e à assistência na FMUSP, além de formar várias gerações de médicos e, especialmente, de patologistas. Para conferir o evento acesse este link.

29 de outubro – quinta-feira

Construindo Diálogos sobre Governança Florestal: Conservação, Manejo Sustentável e Restauração de Paisagens

A partir das 9 horas, acontece o segundo dia do seminário on-line sobre governança florestal promovido pelo Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, com o objetivo de discutir as tendências atuais sobre governança florestal, considerando perspectivas teóricas e experiências de pesquisa e de práticas internacionais, nacionais, regionais e locais. Neste dia, o tema será Governança Florestal: Conectando o Global e o Local, com seis palestras e espaço para perguntas. Para participar e receber o endereço de transmissão, as inscrições devem ser realizadas na página do evento, neste link.

CID-O3: sua importância e utilização em Registros de Câncer

Às 9 horas, o webinar promovido pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP vai abordar a notificação de casos de câncer pelos serviços de saúde, público e privados e o problema da falta de registros ou registros incompletos que comprometem a clareza e a precisão sobre as informações de câncer no Brasil. O evento pretende contribuir para profissionais de hospitais, laboratórios e clínicas, que são fontes de dados para o registro de câncer, discutindo a Classificação Internacional de Doenças para Oncologia (CID-O). O evento será transmitido pelo cabal da FSP no Youtube, neste link.

Da Vinci e o Homem Vitruviano

Com transmissão às 11 horas, o evento on-line promovido pelo Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina do IEA-USP vai abordar o mais famoso desenho da história das artes, criado por Leonardo da Vinci. Conhecido como Homem Vitruviano, o encontro pretende levantar questões sobre o desenho que já faz parte do inconsciente coletivo mundial, mas que poucos conhecem sua fascinante história. Confira neste link.

América Latina frente ao governo da covid-19: desigualdades, crises, resistências

Das 12 às 17 horas, palestrantes de vários países da América Latina e de várias áreas das Ciências Humanas vão se reunir para analisar os impactos da pandemia na região. Neste dia, o tema das discussões será Ambiente e Sociedade e inclui duas mesas de discussões sobre desigualdades, resistência e o papel do Estado frente à COVID-19 na América Latina. O evento faz parte do ciclo de webinários América Latina frente ao governo da covid-19: desigualdades, crises, resistências, organizado pela Rede Latino-Americana SARS-CoV2, Poder e Sociedade (RedSars2) e tem o apoio do Laboratório de Geografia Política (GEOPO) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). A transmissão será pelo Youtube, neste link.

Educação Virtual e Acesso: questões socioeconômicas

Às 17 horas, o Parque Cientec da USP vai realizar um debate sobre a temática da educação on-line como parte do projeto Reuniões Abertas de Formação: Ciência, Sociedade e Educação, iniciativa que pretende contribuir para a formação crítica de professores e estudantes da educação básica e o público em geral que tenha interesse pelos temas propostos. O evento vai abordar questões como o que é educação virtual; se essa educação substitui a presencial; quem tem acesso a educação virtual; e em que contexto a educação virtual é possível. Para participar e receber o endereço da transmissão é necessário se inscrever pelo formulário on-line neste link.

30 de outubro – sexta-feira

É a Ciência, Enquanto Tal, Confiável? Algumas Reflexões sobre a Confiabilidade da Ciência e dos Cientistas

Às 14 horas, o ciclo de palestras Por Que Confiar nas Ciências? Epistemologias para nosso tempo, promovido pelo Instituto de Física (IF) da USP, vai debater assuntos como a crise de confiança na ciência, quais os problemas e desafios dela, além de desmistificar conceitos. A apresentação será de Antonio Augusto Passos Videira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Acompanhe o evento pelo Youtube, neste link.

Ciclo de conferências sobre formação acadêmica em tempos de pandemia

Com início às 19 horas, este ciclo de conferências on-line vai tratar da formação acadêmica em tempos de pandemia. Neste dia, o tema será Sofrimento psíquico no ensino superior em tempos de pandemia, com apresentação de Luiz Roberto Millan, médico pela Faculdade de Medicina (FM) da USP. O evento é promovido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e será transmitido pelo Google Meet, neste link.


Fonte: Jornal USP

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais