Guia da USP ensina como conviver com familiares infectados pelo coronavírus

eCycle

Medidas ajudam a impedir a propagação da doença para outras pessoas da casa e a desafogar os serviços do Sistema de Único de Saúde, que só devem ser procurados em casos mais graves

covid-19
Foto: Montagem de Beatriz Abdalla/Jornal da USP com ícones Flaticon e Iconfinder

No momento em que o coronavírus está avançando rapidamente por todas as regiões brasileiras, o Jornal da USP traz para o leitor um guia prático de saúde para conviver com familiares com suspeita ou infecção confirmada pela covid-19 e que estão em isolamento domiciliar. Quem faz as recomendações são a professora Anna Luiza Lins Gryschek e a especialista em laboratório Erica Gomes Pereira, da Escola de Enfermagem (EE) da USP. As duas também são pesquisadoras do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva na EE.

“As preocupações para evitar o contágio e a propagação da doença são importantes e aliviam a procura pelos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).” No entanto, mesmo após o paciente ter tido avaliação médica e recomendação de isolamento domiciliar, é comum surgirem dúvidas sobre o que deve ser feito e os cuidados com alguém da família que apresentou os primeiros sinais da doença e convive no mesmo espaço físico de outras pessoas saudáveis.

Anna Luiza, que coordena as disciplinas Enfermagem e Biossegurança e Enfermagem em Doenças Transmissíveis, reitera que os prontos socorros e os hospitais de referência devem ser as últimas opções a serem consideradas para se levar uma pessoa que apresente sintomas leves da covid-19, porque são lugares de foco de contaminação e transmissão também de outras doenças. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) devem ser procuradas quando o paciente já apresentar desconforto respiratório associado com tosse e febre. Fora desse quadro, o protocolo é ficar em casa pelo período recomendado pelas autoridades de saúde – 14 dias a contar da data de início dos sintomas – e tomar os devidos cuidados para não permitir que o vírus seja transmitido para as outras pessoas que residam no mesmo local.

Confira o guia na página do jornal da USP no link: jornal.usp.br/atualidades/covid-19-guia-ensina-como-conviver-com-familiares-infectados


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail