Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Muitos restaurantes estão aderindo ao conceito “eco” incentivando a culinária saudável e ecologicamente correta. Leia esta matéria até o final e ganhe uma taça de vinho no restaurante Brado, em São Paulo

Quando falamos sobre sustentabilidade, logo pensamos em ações como: não desperdiçar água, não poluir, reciclar o lixo, preservar áreas naturais, aderir ás fontes ecológicas de energia, usar biocombustíveis, etc. As pessoas raramente relacionam o ato de se alimentar com os impactos negativos que a agricultura moderna tem causado à natureza.

Nos primórdios da humanidade, o homem fez parte do ciclo natural do meio ambiente. Sua alimentação era baseada em frutas, verduras, raízes, carnes de animais caçados e outras fontes que não prejudicavam matas, rios, florestas ou biodiversidade. Com a invenção de novas formas de manejo do uso do solo, da domesticação de animais e o crescimento acelerado das populações com consequente aumento da demanda  por comida, os processo de produção de alimentos se desenvolveram. Teve fim a ligação direta que o ser humano tinha com a natureza para a conseguir alimento – a partir de então, a produção passou a incorrer em vários intermediários.

A alimentação industrializada tem causado grandes prejuízos na conservação do meio ambiente, fazendo com que o desequilíbrio ecológico seja enorme, podendo ocasionar danos à saúde do homem, inclusive. Fatores que vêm preocupando muitos especialistas se distribuem entre a prática da monocultura, utilização de fertilizantes e pesticidas químicos, contaminação e depleção de lençóis freáticos, manipulação genética e o uso de hormônios em animais, todos aspectos relacionados ao intuito de aumento da produtividade e consequentemente o lucro (veja mais sobre fertilizantes aqui).

Uma das atitudes mais importantes e corriqueiras para amenizar tais impactos ambientais reside na alimentação, e a maioria dos consumidores não se dá conta disso. Comer é um ato ecológico, portanto, todos os cidadãos devem ficar atentos em relação à origem dos alimentos que estão consumindo, exigindo dos produtores respeito às leis ambientais, analisando a pureza dos alimentos e os métodos de produção, que devem ser menos impactantes ao meio ambiente e estimulantes à produção ecológica (veja mais: “Agricultura de baixo carbono: é o suficiente?“).

Restaurantes sustentáveis e promoção

Com tudo isso, restaurantes em todo o mundo estão aderindo ao conceito “eco”. Algumas das práticas desse tipo de estabelecimento são: o uso de alimentos orgânicos, como frutas, carnes de animais criados sem hormônio, sucos naturais, ingredientes frescos e sazonais, águas servidas em jarras para a diminuição do uso de garrafas plásticas, doação de óleo para ONGs, reciclagem, coleta seletiva, móveis com madeiras certificadas, dentre outras.

Esses locais prezam a alimentação sustentável, reduzindo, portanto os impactos da atividade ao meio ambiente. No Brasil, há restaurantes que estão comprometidos com esses valores, como no caso do Brado, localizado em Pinheiros, na capital paulista, que além das práticas acima relacionadas ainda se preocupam com outros detalhes importantes. “Dentro de nosso conceito, estão os princípios e a preocupação com meio ambiente, como o respeito à sazonalidade de ingredientes, prioridade na contratação de produtores locais, plantação de algumas arvores na região, e os móveis foram reaproveitados de materiais de demolição” conta a sócia do restaurante, Anna Lú Fernandes.

Segundo Anna Lú, o restaurante também leva em conta a conscientização dos funcionários, através da coleta seletiva, além de incentivar os clientes a andarem mais de bicicleta, com um estacionamento próprio para este meio de transporte, em frente ao restaurante.

Pequenas ações, podem tomar grandes proporções, principalmente quando somadas. Aos usuários eCycle que visitarem o restaurante Brado e mencionarem ao garçom que leram esta matéria, o brinde fica por conta da promoção do Brado e de nosso portal. Cada cliente ganhará uma taça de vinho da casa! A promoção será valida durante todo o mês de abril de 2013. O Brado fica localizado na rua Joaquim Antunes, 381, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Visite o site oficial ou entre em contato pelo telefone (11) 3061-9293. Tim Tim.

Veja também:
Vegetarianismo levado a sério
Seja vegetariano ao menos uma vez por semana
Conheça, de verdade, os alimentos orgânicos
Macarrão pode ser mais saudável


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais