Intrusa: seja qual for a época do ano, a gripe sempre dá as caras. Saiba como se prevenir

eCycle

Apesar de aparecer mais no verão, a gripe mantém a fama de hóspede indesejada o ano todo

Nariz escorrendo, tosse e aquela moleza. Quantas vezes não acordamos e, assim que colocamos o pé na rua para irmos para o trabalho ou escola, percebemos que o dia vai ser mais chato que de costume? De uma hora para outra, sem nenhum aviso, a gripe chega para atrapalhar. Pois é, esse hóspede indesejado aparece para nos visitar o ano todo.

Nem no verão ela dá uma folga. Para quem vive em um país tropical, como o Brasil, essa é a melhor estação. Mas também é aquela época do ano em que algumas chatices bem peculiares aparecem: mosquitos que rondam as lâmpadas incessantemente (e esbarram direto no nosso rosto, quase entrando na nossa boca), os pernilongos, e ela, a gripe.

Por mais estranho que possa parecer, a gripe é bem comum no verão.  E não é por acaso. Alguns fatores típicos da estação diminuem as defesas do corpo, favorecendo a contaminação pelo vírus. A desidratação, causada pela exposição ao sol, também deixa as pessoas mais vulneráveis. Outra coisa que ajuda a aumentar os casos de gripe no verão é o choque térmico provocado pela temperatura do ambiente em contraste com a do ar-condicionado de casa, do trabalho ou mesmo do carro.

O ano todo

Seja no inverno, no outono ou na primavera, a gripe faz questão de estar presente.  Pode-se creditar essa transmissão do vírus à capacidade que ele tem de ser transmitido via aérea – mas o vírus só pode "viajar" pelo ar por pequenas distâncias, como um metro, no máximo - contaminando todos ao redor, indiscriminadamente.

Após ler isso, todo cidadão responsável pode concluir que, se você estiver gripado, o maior favor que você pode fazer para a humanidade é ficar em casa. Se não for possível, pelo menos evite tossir quando estiver perto de outras pessoas.

Como evitar

Algumas coisas podem ser feitas para aprender como evitar a gripe. Procure dormir bem e comer de forma saudável, beber bastante líquido e manter a calma, pois muito estresse também faz mal ao sistema imunológico. Também é aconselhável lavar as mãos e evitar lugares fechados.


Fonte: www.flu.gov


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail