Herbicida usado em soja e cana-de-açúcar causa câncer em ratos

eCycle

Mesmo em quantidades cinco vezes menores que o considerado seguro, produto é perigoso

Os problemas causados pelo uso de agrotóxicos na agricultura estão sendo gradualmente revelados, o que mostra a importância de, sempre que possível, dar preferência a alimentos orgânicos. Essa é uma questão que não é importante apenas para a saúde, mas também para o meio ambiente.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) corrobora essa necessidade. Foi descoberto que o herbicida sistêmico Diuron Nortox, utilizado em grande escala nas culturas de soja e cana no Brasil, é mais tóxico que o imaginado, causando câncer em ratos mesmo com níveis de exposição cinco vezes menores do que estabelecido como seguro, de acordo com o fabricante.

O trabalho evidencia que, ao ser eliminado pela urina, o agrotóxico ou seus metabólitos causam a necrose do tecido e, consequentemente, câncer na bexiga. Muitos dos efeitos só podem ser percebidos após longos períodos de exposição ao material tóxico.

Em grandes quantidades, o agrotóxico causou, além do câncer, a intoxicação sanguínea dos roedores, proporcionando problemas no funcionamento do baço. Além disso, ratas prenhas transmitiram a intoxicação para a geração seguinte. Já os ratos apresentaram perda de mobilidade de seus espermatozoides.

Pesquisas ainda são iniciais

Os pesquisadores alertam para o fato de ainda ser cedo para afirmar que o Diuron é tão tóxico para os seres humanos quanto é para os ratos. Mas mesmo assim, alertam para os possíveis riscos relacionados ao contato e ingestão desse tipo de produto químico.

O estudo também contou com a colaboração de pesquisadores da Universidade de Nebraska, nos EUA, e da Agencia de Proteção Ambiental norte-americana (EPA), que classifica o Diuron como um produto carcinogênico.

Veja também:
-Os estragos causados pelo uso de agrotóxicos no mundo e no Brasil
-Pesquisa mede nível de contaminação por agrotóxicos em verduras e frutas. Pimentão está em 1º lugar
-Sementes transgênicas e pesticidas geram polêmica nos Estados Unidos


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail