Cogumelo Pleurotus: propriedades e benefícios

O cogumelo Pleurotus é um dos cogumelos comestíveis mais saudáveis para a saúde. Pleurotus é o nome que se dá a um gênero de fungos com mais de 40 espécies de cogumelos, dos quais o mais conhecido é o Pleurotus ostreatus, também conhecido como shimeji-preto, cogumelo ostra americano e hiratake.

Conhecido por seu impressionante perfil nutricional, o cogumelo Pleurotus contém uma enorme variedade de compostos vegetais poderosos. Por isso, tem sido usado ​​nas abordagens da medicina tradicional há séculos.

Assim como outros tipos de cogumelos comestíveis, Pleurotus são ricos em proteínas de origem não animal, sendo uma alternativa especialmente saudável para pessoas que seguem dietas vegetarianas.

Os cogumelos Pleurotus fornecem alto teor de fibras, beta-glucano e outros ingredientes que podem melhorar a saúde. Versáteis, eles têm um sabor delicado e podem ser usados ​​para conferir sabor e personalidade a uma ampla variedade de pratos salgados.

Perfil nutricional do cogumelo Pleurotus

Uma xícara de cogumelos Pleurotus contém apenas 28 calorias e baixo teor de açúcar, mas alto teor de proteínas. Além disso, esse tipo de cogumelo é uma excelente fonte de várias vitaminas, incluindo niacina (fornecendo 21% de sua ingestão diária recomendada), riboflavina (18%) e ácido pantotênico (11%). Você também obterá quantidades menores de folato, vitamina B6 e tiamina.

Os minerais nos cogumelos ostra incluem fósforo, potássio, cobre (fornecendo 10% de suas necessidades diárias para cada um), ferro, magnésio, zinco, manganês e selênio.

Benefícios do cogumelo Pleurotus para a saúde

1. Fonte de antioxidantes

Os cogumelos Pleurotus fornecem antioxidantes, substâncias que ajudam a reduzir os danos celulares em seu corpo. Por exemplo, sete compostos fenólicos foram detectados em extratos de Pleurotus ostreatus, incluindo ácido gálico, ácido clorogênico e naringenina.

Esses cogumelos também contêm o aminoácido ergotioneína, que tem efeitos antioxidantes poderosos. Os antioxidantes são responsáveis por combater o excesso de radicais livres no corpo, que causam envelhecimento precoce, doenças e desenvolvimento de tumores cancerosos.

2. Promove a saúde do coração

Os cogumelos Pleurotus podem promover a saúde cardíaca, reduzindo os fatores de risco de doenças do coração, como colesterol e pressão altos.

O shimeji-preto é especialmente rico em vários compostos que beneficiam a saúde do coração, incluindo fibras chamadas beta-glucanos. Os beta-glucanos são fermentados pelas bactérias intestinais para produzir ácidos graxos de cadeia curta que podem ajudar a reduzir a produção de colesterol no corpo.

Uma revisão de estudos descobriu que a ingestão de shimeji-preto ajuda a reduzir o açúcar no sangue, triglicerídeos, pressão arterial e níveis de insulina, os quais podem diminuir o risco de doenças cardíacas.

3. Fortalece o sistema imunológico

Os cogumelos ostra podem apoiar o seu sistema imunológico de várias maneiras. O pleurano, um tipo de fibra de beta-glucano derivado do shimeji-preto, demonstrou ter propriedades imunomoduladoras. Além disso, os cogumelos podem apresentar efeitos antivirais e antibacterianos.

4. Melhora a saúde metabólica

Seguir uma dieta que inclui muitos vegetais ricos em fibras é sempre uma excelente ideia se você quer atingir e/ou manter um peso saudável. Mas os cogumelos podem estar associados a um benefício adicional, ajudando a manter uma melhor saúde metabólica.

Um estudo examinou os efeitos dos cogumelos comestíveis na obesidade. Os pesquisadores concluíram que “o consumo regular de cogumelos é eficaz no tratamento da síndrome metabólica, incluindo a obesidade.” Eles aconselham, no entanto, que a prática deve ser combinada com exercícios físicos regulares, além de alterações dietéticas e de estilo de vida.

Precauções no consumo de cogumelo Pleurotus

Se você tem alergia a mofo, pode apresentar sintomas de alergia oral com o consumo de cogumelos. Esses sintomas podem incluir coceira ou inchaço da boca, rosto, lábios, língua e garganta.

Algumas pessoas que consomem certos tipos de cogumelos comestíveis, especialmente em excesso, podem ter problemas de estômago, como náuseas, flatulência, diarreia ou roncos estomacais. Por isso, vale ficar de olho na quantidade de cogumelos que você está consumindo.

Isabela

Redatora e revisora de textos, formada em Letras pela Universidade de São Paulo. Vegetariana, ecochata na medida, pisciana e louca dos signos. Apaixonada por literatura russa, filmes de terror dos anos 80, política & sociedade. Psicanalista em formação. Meu melhor amigo é um cachorro chamado Tico.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais