Como tingir roupa? Use cascas e sobras de vegetais e frutas

eCycle

Fazer um corante natural para tingir roupas é fácil e evita descarte de restos de comida

Como tingir roupa? Use ingredientes naturais

As cascas de frutas e vegetais que sobram do preparo de refeições podem ter muitos usos, um deles, pouco comum, é transformá-las em corantes naturais para tingir roupas ou tecidos. Isso é ótimo, já que corantes artificiais podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Se você gosta de artesanato, trabalhos manuais e do trabalho com tecidos, saber como tingir roupa em casa, usando apenas ingredientes naturais, permite criar cores personalizadas e ainda reaproveitar peças de roupa e restos de alimentos orgânicos.

Como tingir roupa

O passo a passo para fazer o tingimento de roupas em casa é bem simples. Veja o que é necessário para fazer corantes naturais e tingir suas roupas em casa.

Ingredientes e materiais necessários

  • 1 xícara de cascas de beterraba;
  • 1 xícara de cascas de cebola;
  • 1 xícara com folhas de repolho vermelho;
  • 1 xícara de espinafre;
  • 1 xícara de cascas de laranja;
  • Sal;
  • Vinagre;
  • Panelas pequenas;
  • Água;
  • Coador;
  • Colher de pau;
  • Recipientes de vidro.

Como preparar corantes naturais

Cada um dos vegetais citados cria cores distintas: vermelho (beterraba), amarelo (laranja), verde (espinafre), azul (repolho vermelho) e laranja (cebola). É possível usar outros alimentos, de acordo com as cores desejadas. A cúrcuma, também chamada de açafrão-da-terra, por exemplo, cria um amarelo dourado solar e sua cor se adere facilmente às fibras de tecidos naturais. O cravo-da-índia produz cores que vão do laranja e amarelo até um tom esverdeado - e esses são apenas alguns exemplos!

Para fazer o tingimento de roupas, o primeiro passo é colocar cada ingrediente para ferver com água. Use panelas distintas para cada cor que você quer criar. Leve os legumes ou cascas picados ao fogo junto com o dobro de água em relação à quantidade do alimento (no caso da receita sugerida seriam duas xícaras de água para cada panela de corante natural). Deixe em fogo médio para ferver, durante uma hora.

Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe esfriar até que a água atinja a temperatura ambiente. Depois disso, use o coador e coloque os seus corantes naturais nos recipientes de vidro.

Pronto! Agora é só começar o tingimento das suas peças de roupa. Para que o corante natural pegue bem, use uma mistura fixadora nos tecidos.

No caso de corantes feito à base de frutas, ferva o tecido em 4 xícaras de água com 1/4 de xícara de sal por uma hora. Para tinturas feitas com vegetais, use uma xícara de vinagre diluído em 4 xícaras de água. Nos dois casos, ferva a roupa na mistura fixadora por uma hora.

Depois de ferver, espere a roupa esfriar, escorra e coloque a peça de roupa ou tecido em água fria antes de começar o tingimento. Torça bem o tecido e, em seguida, coloque a peça de molho no corante natural de sua preferência. Deixe a roupa de molho no corante natural por pelo menos uma hora ou até o tecido atingir a cor desejada. Depois, é interessante lavar as peças tingidas naturalmente em água fria, para preservar a cor por mais tempo, e separadas das outras peças, para evitar manchas.

peças tingidas naturalmente

Fonte e imagem: Pop Sugar

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail