Você sabia que precisa limpar sua máquina de lavar roupas para mantê-la funcionando corretamente?

Máquina de lavar suja = roupa suja. Aprenda como limpar a máquina de lavar

Máquina de lavar roupas

Se você já notou que sua roupa está um pouco estranha após sair da lavagem, com fiapos, pontinhos brancos, etc, talvez a sua lavadora esteja necessitando de uma limpeza.

Com o tempo, pedaços de fios e tecidos, resquícios de sujeira, e resíduos de produtos como sabão em pó e amaciante vão se acumulando no interior da lavadora e podem danificar sua máquina de lavar, consequentemente, estragando suas peças de roupas. A sujeira se acumula também em locais que não estão visíveis, como entre o tanque e o cesto e em tubos de entrada e escoamento. Em zonas geográficas com água “dura”(com alta presença de calcário), torna-se necessária a verificação regular de tubulações e o uso de pastilhas anticalcário, se necessário, para manter os encanamentos livres de depósitos minerais.

A manutenção deve ser feita com uma limpeza interna que tem o objetivo de acessar o filtro da lavadora, além de lavar as reentrâncias que acumulam sujeira, limo e calcário.

De acordo com o volume de roupas que você lava semanalmente, a frequência necessária de uma limpeza de manutenção será diferente. Se você bate duas máquinas por semana, deverá fazer o procedimento uma vez por mês. Mas se você fizer poucas lavagens, realize a limpeza interna uma vez a cada dois meses.

Aprenda com as dicas a seguir como limpar a máquina de lavar, prolongando sua vida útil e lavar suas roupas com mais eficiência.

Materiais

Lavando o compartimento de sabão

Essa é uma das peças de sua máquina que você deve limpar com grande frequência para não deixar resíduos em suas roupas. As danadas manchas esbranquiçadas ou pontinhos brancos que ficam nas roupas após a lavagem podem ser causadas pelo acúmulo de produtos nesse compartimento. Essa peça precisa ser limpa regularmente para não deixar resíduos em suas roupas.

Para limpar essa parte da máquina, você deve retirá-la e, com uma escova (que pode ser uma escova de dentes velha), esfregá-la com uma solução de água e vinagre. Se o sabão estiver endurecido, basta deixar o acessório de molho por alguns minutos no líquido.

Algumas lavadoras no mercado possuem um dosador de sabão e amaciante, mas se a sua máquina de lavar não possuir essa função, realize a limpeza do compartimento com maior frequência para evitar o acúmulo de produto em suas roupas.

Higienizando o filtro

Dependendo do modelo de sua máquina de lavar, o filtro é diferente. Alguns modelos permitem a retirada da peça e outros não. A localização e o tipo de filtro são variáveis segundo a marca e o modelo, por isso, siga as instruções contidas no manual da lavadora. Se o seu modelo possibilitar, desencaixe a peça e remova os fiapos de roupa que ficam acumulados. Não há a necessidade do uso de nenhum produto químico nesse processo. Após o procedimento, sem esfregar, passe o filtro na água corrente corrente, e recoloque-o.

Limpeza de manutenção

Escolha o ciclo de lavagem mais longo do programa e deixe sua máquina se encher completamente. Utilize a opção de água quente se seu eletrodoméstico possuir. Isso fará com que os resíduos de detergente acumulados na máquina se dissolvam para ser eliminados.

Quando sua lavadora estiver cheia e começar a se agitar, adicione um litro de vinagre branco e uma xícara de chá de bicarbonato de sódio. Espere os ingredientes se misturarem e pause o ciclo de lavagem. A mistura deve agir em 30 minutos a uma hora.

Deixe a máquina de lavar realizar o ciclo completo. Você não deve utilizar programas de menor duração, para garantir que todo o vinagre e e o bicarbonato sejam removidos do eletrodoméstico. Com a água que sair, é possível limpar o chão ou garagem da sua casa.

Limpeza externa

Durante o período que sua máquina estiver de molho com a solução de vinagre e bicarbonato, você pode preparar uma mistura com os mesmos ingredientes para limpar a parte externa de sua lavadora. Misture em um potinho cerca de uma colher de sopa de bicarbonato e duas de vinagre. Molhe a escova de dentes na pastinha e limpe os cantinhos e bordas da máquina que acumulam sujeira.

Para limpar a parte externa, você também pode utilizar panos úmidos, com ou sem detergente neutro diluído. Não utilize limpa-vidros para limpar o vidro da tampa, ele pode danificar o material da lavadora.

Adotando uma rotina de limpeza, você mantém sua máquina de lavar limpa por dentro e por fora e previne odores e sujeira. Em um mercado onde cada vez mais os produtos têm curto ciclo de vida e obsolência programada, essa dica pode prolongar a vida útil de seu equipamento. Para assim garantir que suas roupas saiam da maquina de lavar sempre limpas.


Fonte: Companhia do Lar

Veja também:


 

Comentários  

 
0 #1 ISIDORIO ARAUJO 2016-12-09 13:53
Parabéns a esse site, pelas dicas de limpeza e conservação das Máquinas de Lavar Roupas. Vou seguir essas dicas, pois até hoje ainda não tinha ouvido falar nelas.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail