Jornal inglês elege Ibirapuera como um dos dez melhores parques do mundo

The Guardian considera Parque Ibirapuera como um oásis em São Paulo

Imagem: Allamy/The Guardian

Uma das grandes opções de lazer dos paulistanos obteve reconhecimento internacional em uma lista do renomado jornal inglês The Guardian. O Parque Ibirapuera, localizado no bairro da Vila Mariana, zona sul da capital paulista, e concebido por Roberto Burle Marx, figurou com destaque na lista feita pelo crítico de arquitetura Rowan Moore a respeito dos dez melhores parques do mundo.

Moore considera o Ibirapuera como um oásis em meio ao caos paulistano e justificou da seguinte maneira a escolha do mesmo para figurar em sua lista (tradução livre): 

"São Paulo é uma cidade dura, amontoada e sem litoral, o que faz com que os 221 hectares do Parque Ibirapuera sejam absolutamente essenciais. Ele é fruto do trabalho de Roberto Burle Marx, o grande arquiteto de paisagens que mesclou inspirações cubistas e surrealistas com um profundo conhecimento da botânica brasileira. O parque é exuberante, curvilíneo em qualquer direção, algumas vezes misterioso, algumas vezes dando acesso a cores vibrantes. Burle Marx muitas vezes 'tocava o segundo violino' da arquitetura de Oscar Niemayer, com quem colaborou frequentemente. Aqui, o parque é a estrela, mesmo tendo o enorme e deslumbrante pavilhão que Niemayer desenhou para a bienal de arte da cidade".

Os demais parques presentes na lista foram: Buttes-Chaumont, em Paris (França), Boboli, em Florença (Itália), High Line, em Nova Iorque (Estados Unidos), Landschaftspark, em Duisburg Nord (Alemanha), Hampstead Heath, em Londres (Inglaterra), Park Güell, em Barcelona (Espanha), Summer Palace, em Pequim (China), Olmsted Parks, em Buffalo (Estados Unidos), Birkenhead Park, em Merseyside (Inglaterra).

Veja também:
-Contato com a natureza gera vitalidade, diz estudo
-Megaempreendimento imobiliário terá parque aberto à população e certificações ambientais


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail