Faça você mesmo: cabeceira de cama com paletes, berço criativo e luminária de papelão

Três blogueiras ensinam a fazer decorações upcycle em casa sem precisar de muito

Cabeceira de cama com paletes, berço criativo e luminária de papelão

Ser verde está na moda e, quando falamos de moda, também falamos de decoração. O problema é que ser verde às vezes sai caro. Mas não tema! Juntamos três exemplos de decorações baratas e fáceis reaproveitando coisas que você provavelmente tem em casa. Confira!

Cabeceira de cama com paletes

Cabeceira de cama com paletes

A blogueira Cathey Withane ama paletes! Para aqueles que não sabem, paletes são embalagens de armazenamento e distribuição. No Brasil, são muito usados em feiras e construções para mover mercadoria.

E como Cathey é apaixonada por eles, sempre que vê alguém jogando-os fora na rua, leva-os para casa para reaproveitá-los. Um palete pode se transformar em diversos objetos como numa estante de livros, estante de sapatos ou, neste caso em especial, até mesmo como fazer um cabeceira de cama.

Cathey ancorou pedaços de madeira na parede e parafusou o palete neles para que fosse seguro dormir sob a cabeceira. A blogueira usou adesivos decorativos de vinil para deixar a cabeceira mais enfeitada.

Mas cuidado

Se você for resgatar paletes da rua, fique atento, pois os paletes passam por um processo de tratamento fitossanitário para eliminar pragas pré-existentes na madeira e diminuir o risco de contaminação. O processo fitossanitário pode ser feito por meio de tratamento térmico ou fumigadas. Em cada palete existe um selo marcado em tinta preta no canto da madeira com um código que indica se a madeira foi tratada por processo químico (MB) ou com processo térmico (HT).

É uma informação importante, pois, se o palete passou pelo processo químico, ele não é seguro para o uso devido à presença de brometo de metila, que segundo o Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP) é um produto extremamente tóxico e prejudicial à saúde humana.

Berço para criatividade

Berço para criatividade

O blog A Little Learning for Two é comandado por uma supermãe canadense que tem mil e uma ideias incríveis debaixo da manga. Ela publica desde criativos artesanatos a jogos recreativos com objetos que se tem em casa. Uma dessas criações foi o upcycle de um berço em uma mesa de atividades! É super fácil de fazer e é perfeito para reutilizar aquele berço que está guardado há anos na sua casa.

Você vai precisar de:

  • Um berço com lado removível;
  • Uma tábua de MDF do tamanho do colchão;
  • Tinta de quadro negro.

Corte duas tábuas de madeira MDF para caber direitinho no colchão. As tábuas de madeira podem ser pintadas com tinta de lousa, que pode ser feita em casa (veja no vídeo) ou comprada.

Depois, é só usar a imaginação para decorar sua mesa ainda mais. A criadora escolheu utilizar os ganchos e ventosas para pendurar estojos, caixas de armazenamento ou ferramentas, como tesouras. As grades no fim do berço foram usadas para pendurar um quadro branco, e potinhos para guardar bastões de giz e lápis de cor.

Para saber como fazer tinta lousa, confira o vídeo.

Luminária de papelão

Ashley Rose criou o blog Sugar and Cloth como um projeto para família e amigos enquanto tirava um descanso de dois anos da faculdade. Nele, ela ensina diferentes projeto de "faça você mesmo". Um deles é esta luminária de papelão super fácil de fazer.

Você vai precisar de:

  • 1 caixa média de papelão;
  • Tesoura e um estilete;
  • Régua;
  • Lápis;
  • Lâmpada de 25 Watts (para não haver perigo de incêndio);
  • Um kit de luminária pendente;
  • Spray de tinta e fita elétrica (opcional - apenas para uso decorativo).

Passo a passo

  1. Pegue a caixa de papelão e faça dois quadrados de 15 cm com um círculo de 3,80 cm no meio. Usar o estilete irá facilitar na hora de cortar o círculo, mas caso você não esteja confortável com o uso do estilete, não tema. É só cortar um “X” no meio e inserir o cordão por ele.
    1°Passo
  2. Corte oito pedaços de 4,45 x 24 cm para usar como as laterais da luminária.
  3. Pegue cada um dos oito pedaços, meça-os e marque-os com uma linha de 1,9 cm a 1,27 cm do topo do pedaço, e do final da lateral (do mesmo lado). Depois, com a ajuda de tesouras, corte uma fina fenda. Essa fenda servirá de encaixe para outros pedaços da peça, portanto, certifique-se de que eles são grandes o suficiente para caber nos quadrados de papelão e nada mais. Se eles forem maiores não ficará firme e não terá suporte.
  4. Para acelerar o processo, você pode utilizar o primeiro pedaço como base para marcar os outros.
    2° e 3° Passo
  5. Posicione um dos quadrados na mesa e comece a encaixar os outros quatro cantos. Depois, encaixe o topo das fendas no quadrado remanescente.
  6. Preencha os outros quatro pedaços de papelão restantes, mantendo o espaço o mais uniforme possível.
    Etapa final
  7. Pinte o seu os pedaços de papelão e, assim que se secarem, insira o kit pelo círculo superior da luminária. Prenda-o ao interlaçar o circuito de segurança no outro lado. Isso irá manter o suporte no lugar e o fará forte e firme o suficiente.
    Luminária de papelão
    Imagens: Ashley Rose

Depois, é só aproveitar a sua luminária com sua consciência tranquila!


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail