Vegua: um aquário que fertiliza sua horta caseira

A casa dos peixes agora tem um jardim: a horta urbana

Você já imaginou que peixes podem te ajudar em uma horta urbana? Provavelmente não, né? Mas podem e essa técnica funciona que é uma beleza. Isso porque, por incrível que pareça, a combinação entre cocô de peixe, bactérias e plantas é perfeita (como veremos adiante). Só que é meio difícil montar sua própria piscina orgânica ou equilibrar todos os elementos em um fluxo correto... Por isso, foi criado o Vegua, metade aquário (parte de baixo) e metade horta caseira (parte de cima).

Com um design bem interessante, o Vegua possui um sistema que capta as fezes dos peixes (ricas em amônia) e as transporta para o subtrato em que as raízes das plantas estão localizadas. É aí que as bactérias transformam a amônia em nitritos, que são ótimos fertilizantes naturais. As plantas, por sua vez, filtram a água que recebem do aquário. O único trabalho, portanto, é alimentar os peixinhos.

Isso tudo sem contar que os pequenos seres coloridos ficam felizes, já que o aquário possui um local para eles se esconderem quando não estiverem muito sociáveis e também proporciona água com maior concentração de oxigênio, proveniente das plantas.

Os holandeses idealizadores do projeto afirmam que há a possibilidade de cultivar diversas variedades de vegetais, como manjericão, salsa, alecrim, hortelã e cebolinha, morango, tomate e pimentas.

Entre no site oficial para conhecer mais a respeito e confira o vídeo abaixo para entender melhor o funcionamento do Vegua:

Fonte: Kickstarter

Veja também:
-Garden Pool: a transformação de uma piscina sem uso em uma mini-fazenda
-Plantas que podem ser cultivadas em casa e que funcionam como purificadores de ar
-Respirar ar puro à base de plantas


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail