Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O outdoor possui um tanque com capacidade para armazenar cerca de 96 litros de água por dia

Imagine utilizar o poder de alcance da publicidade para ajudar e alertar as pessoas sobre as questões ambientais. Substituir a mensagem consumista dos outdoors por uma mais educativa e inovadora e que pode ser um passo na redução de um problema sério que muitos países estão enfrentando: a falta de água.

A Universidade de Tecnologia e Engenharia (UTEC) de Lima, capital do Peru, em parceria com a agência de publicidade Mayo, desenvolveu um outdoor que é capaz de gerar água potável a partir da umidade do ar. Essa ideia surgiu por necessidade, porque mesmo com sua umidade atmosférica tendo médias em torno de 98%, a cidade é a segunda maior do mundo situada em um deserto e tem um problema sério com relação à falta de chuvas e à escassez de água potável.

O outdoor capta a umidade do ar e a leva para um filtro de carbono, onde há o processo de condensação, que leva a água para um reservatório. O mecanismo do outdoor realiza um sistema de osmose reversa e conta com a ajuda de cinco máquinas e um sistema eletrônico especial. Após todo esse processo, a água está pronta para ser consumida.

Funcionamento do outdoor sustentável

Esse tanque é capaz de armazenar 96 litros de água por dia. Depois de reunida, essa água é distribuída por uma torneira instalada na base da estrutura. A comunidade de Lima e os turistas podem utilizar a água livremente.

Outdoor sustentável

Além de se tratar de uma campanha publicitária inovadora, ela também incentiva jovens a se aproximarem de estudos científicos que possam ser soluções para os problemas da realidade, já que a mensagem da peça fala sobre a inovação tecnológica produzida pela universidade. Em três meses de funcionamento, o outdoor já conseguiu gerar cerca de 9 mil litros de água.

A ideia dos criadores é de expandir o conceito desse outdoor para outras cidades, vilarejos e, quem sabe, para o mundo todo e assim conseguir amenizar a problemática da falta de água.

Veja o vídeo abaixo (em inglês) sobre o outdoor:


Imagens: Utec


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais