Jatobá: o que é, como consumir e benefícios

O jatobá (nome científico Hymenaea courbaril, família Caesalpiniaceae) é uma árvore de dossel. O jatobá pode crescer até 40 metros de altura e é nativo dos trópicos americanos e é encontrado nas Índias Ocidentais e nas Américas Central e do Sul, do México até o Brasil, onde é comum na Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado e Pantanal.

A seiva, a casca, as folhas, as sementes e o fruto do jatobá são amplamente utilizados no tratamento de problemas de saúde. Isso graças às suas propriedades expectorante, fortificante, hepatoprotetora, laxante, peitoral, tônica e vermífuga.

Conhecido também como árvore-copal-do-brasil, farinheira, jassaí, imbiúva, entre outros nomes, o jatobá também é muito utilizado na construção civil, pois sua madeira é de longa durabilidade, alta resistência e é extremamente versátil.

13 dicas de jardinagem para ajudar suas plantas

Como se come a fruta do jatobá?

Existem diversas maneiras de consumir o jatobá. A polpa, por exemplo, pode ser ingerida in natura ou na forma de farinha para pães e bolos. Ainda é possível consumi-la como licor, geleia, cozida, chá e até vinho! Por sua ação adstringente, antibacteriana, antiespasmódica, antifúngica e anti-inflamatória, o jatobá é indicado para diversas dores. Algumas incluem dores no estômago, peito e costas, fraturas, artrite, diarreia, asma, bronquite, tosse e febre.

8 benefícios do jatobá para a saúde

O jatobá é rico em ferro, magnésio, potássio, cálcio, fósforo e vitamina C, entre outros nutrientes. Além disso, é considerado um energético natural. Os benefícios para a saúde são inúmeros e muito variados.

A seiva das folhas e as frutas também têm usos medicinais, particularmente contra tosse, cistite, hepatite, bronquite, anemia, feridas, úlceras na boca, diabetes e outros. Além de ser usado para dar energia e resistência, a medicina popular recomenda o chá feito com a casca de jatobá como um tônico para os sistemas respiratório e urinário.

Após uso, embalagem de alimentos se torna vaso compostável para plantas

A casca é analgésica, adstringente, balsâmica, descongestionante, diurética, estimulante, depurativa, febrífuga, estomacal, hemostática, peitoral, tônica e vermífuga. Por isso, o chá da casca é usado para uma série de propósitos, mas, especialmente, para curar tosses e problemas respiratórios.

1. Previne anemia

Por ser fonte de ferro, o fruto do jatobá afasta a anemia. O mineral é exigido pelo corpo para a produção de glóbulos vermelhos, que permitem que a corrente sanguínea transporte oxigênio. Ter uma contagem de glóbulos vermelhos abaixo do ideal pode levar à anemia, o que pode acontecer em virtude de uma deficiência de ferro.

2. Tem ação antienvelhecimento precoce

Assim como a maioria das outras frutas exóticas, o fruto do jatobá é uma fonte excelente de antioxidantes, que neutralizam os radicais livres responsáveis pelos danos às células saudáveis ​​do corpo e, consequentemente, acelerando o envelhecimento. Antioxidantes ainda controlam o estresse oxidativo e a inflamação, associados a problemas de saúde como câncer e doenças do coração.

Atividade em São Paulo ensina a fazer gravuras e carimbos com plantas

3. Mantém a boa saúde dos olhos

O fruto é fonte de vitamina A, que fortalece a saúde dos olhos.

4. Tem propriedades antifúngicas

A forte natureza antifúngica do jatobá o torna bastante eficaz para lidar com infecções fúngicas da pele, como pés de atleta e fungos nas unhas. Aplique a polpa diretamente nas áreas afetadas. Para infecções do trato urinário, como infecções da bexiga ou infecções por fungos, consuma-o em sucos ou in natura.

5. Aumenta a energia e o apetite

Fonte de carboidratos, o fruto do jatobá é conhecido por suas propriedades de aumento de energia e apetite, evitando desnutrição e dando força para realizar atividades físicas e esportes.

Conheça plantas venenosas comuns em jardins

6. Fortalece o sistema respiratório

As propriedades anti-inflamatórias do jatobá são benéficas para tratar inflamações do trato respiratório, como asma e na bronquite.

7. Ajuda a emagrecer de forma saudável

O consumo da fruta ou do chá de jatobá, que é diurético, estimula a eliminação de fluidos e ajuda a combater a retenção de fluidos. Esse processo “detox” do organismo contribui ajuda a emagrecer com saúde.

8. Trata a meningite

O jatobá contêm propriedades antibacterianas essenciais no combate à meningite, além de auxiliar na expulsão de bactérias causadoras de doenças autoimunes.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais