Plantio de árvores e a criação de jardim em condomínios

eCycle

Dê um upgrade no seu condomínio, veja as dicas de como criar ou aumentar as áreas verdes

Jardim ornamental

Áreas verdes melhoram a qualidade de vida das pessoas. É comprovado que as árvores apresentam diversos benefícios para a saúde humana; um exemplo: elas são responsáveis por diminuir o índice de doenças respiratórias e de outros problemas relacionados ao estresse. A vegetação também exerce importantes serviços ecossistêmicos que nos beneficiam de forma direta e indireta, como a regulação do clima pelo sequestro de carbono e atenuação da temperatura do ar, a valorização do imóvel, a captação de água, a contenção de ruídos, o controle da erosão e muito mais (saiba mais sobre na matéria "Benefícios das árvores e seu valor ?").

Como as cidades impermeabilizaram grande parte do solo, a vegetação urbana é essencial no meio urbano para prevenir enchentes. Além das áreas verdes contribuirem para a atenuação das ilhas de calor, o solo permeável, com a presença de vegetação, proporciona uma maior infiltração e retenção da água da chuva; nas áreas cimentadas, a água escoa diretamente em alta velocidade, causando enchentes.

Com a escassez de vegetação nas grandes cidades e sabendo de todos esses benefícios, cada vez mais as pessoas estão dando preferência a áreas residenciais arborizadas. Você acha que seu condomínio precisa de mais verde? A criação de jardim em condomínios com plantas ornamentais, flores e árvores é uma solução para trazer mais vida às áreas comuns e bem-estar aos moradores. Esse espaço também pode ser integrado a uma horta comunitária, onde serão plantados alimentos orgânicos para os moradores do condomínio.

Projeto paisagístico

Mas para a criação de áreas verdes no seu condomínio primeiramente é necessário apresentar a proposta para síndico e moradores e consultar um especialista, geralmente um paisagista. Ele irá propor um projeto analisando o espaço disponível e as espécies mais indicadas para a região. O planejamento é importante para evitar dor de cabeça mais para frente; por exemplo: o plantio de árvores que com porte potencialmente muito grande pode fazer com que a árvore exceda o espaço de plantio e danifique piso, muro e fiação elétrica, trazendo prejuízos para o condomínio.

Existem opções para diversos fins. As espécies frutíferas, aromáticas, ornamentais, repelentes naturais, medicinais, purificadoras, nutritivas, entre outras. Dê prioridade para mudas de vegetação nativa do local onde você mora. A diversidade de espécies está se tornando cada vez mais rara hoje em dia. Uma ideia bacana, dependendo de fatores como espaço e orçamento, é o plantio de uma árvore por apartamento, podendo receber o nome da família. Imagine olhar pela janela e ver sua árvore e todas as outras crescerem a cada dia.

Dicas de cuidados 

Além do plantio deve haver uma manutenção e conservação de jardins em condomínios periodicamente. As medidas devem ser realizadas de acordo com as orientações do paisagista. A rega e a nutrição do solo são essenciais para o sucesso do plantio - um solo saudável necessita da quantidade certa de água e adubo. Para diminuir custos, a rega pode ser realizada com a captação da água da chuva, e a adubação com produto obtido através de um sistema de compostagem dos resíduos orgânicos gerados no condomínio.

Deve haver uma limpeza do solo para o controle de pragas e plantas daninhas, sem prejudicar o crescimento do jardim. As atividades de jardinagem podem ser feitas pelos próprios funcionários ou moradores do condomínio ou por empresa especializada.

É importante lembrar que qualquer poda, remoção ou corte em árvores deve ser realizada com o método correto, pois, caso contrário, pode comprometer e causar danos à saúde da árvore. Em São Paulo é proibido poda ou corte de árvores sem a autorização do órgão competente - essa ação pode resultar em multas e até ser enquadrada na Lei de Crimes Ambientais. Verifique no seu município quais os requisitos para poda ou corte da árvore em propriedades particulares.

Tome a iniciativa e proponha a criação ou aumento da área verde no seu condomínio. Investir no paisagismo aumenta a qualidade de vida dos moradores e torna seu condomínio mais sustentável.

Veja o vídeo sobre o benefício das árvores na cidade.


Fonte: Senac

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail