Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Convidado pelo governo brasileiro, grupo de trabalho da ONU fará investigação

Imagem: Agência Brasil

Um grupo de trabalho da Organização das Nações Unidas visita o Brasil a partir do dia 7 de dezembro. A comissão tem por objetivo verificar violações dos direitos humanos que possam ter sido cometidas por companhias no país.

Entre as empresas que vão ser investigadas está a mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela BHP Billiton, responsável pela barragem que rompeu em Mariana, Minas Gerais, causando a morte de pelo menos 13 pessoas, além de incomensuráveis prejuízos ambientais (para saber mais sobre o fato, clique aqui).

O grupo também deve verificar descumprimentos dos direitos humanos em outros casos, como nas obras da usina de Belo Monte, no Pará, na operação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro e nas obras de infraestrutura para as Olimpíadas do ano que vem.

Ao final da visita, as informações coletadas vão ser relatadas ao Conselho de Direitos Humanos da ONU. A agenda do grupo de trabalho foi definida por meio de sugestões enviadas por organizações e movimentos sociais. O grupo de trabalho da ONU veio ao país a partir de um convite do governo brasileiro.

Fonte: Radioagência Nacional

Veja também:
Samarco admite que duas barragens correm risco de se romperem em Mariana
Lama da Samarco chega ao mar no Espírito Santo e prefeitura interdita praias


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais