Em oito anos, Iniciativa Verde planta mais de 800 mil árvores na Mata Atlântica

eCycle

Por meio de atuação conjunta com parceiros, expressiva meta foi atingida

Já se passaram oito anos de muitas lutas e boas vitórias alcançadas em prol da recuperação da Mata Atlântica e, consequentemente, de um ambiente melhor para se viver. Pé na lama, grandes caminhadas, picadas de mosquitos, chuvas intermitentes e calor escaldante sempre estiveram no caminho das equipes florestais da Iniciativa Verde, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que luta pela preservação e reconstrução ambiental, principalmente da Mata Atlântica.

Uma ideia do trabalho da organização pode ser pensada a partir da foto acima. Áreas antes degradadas hoje possuem vegetações em plena recuperação. E não se trata apenas de uma boa notícia para a flora. Com a volta das árvores, outros seres ao redor se integram e se reproduzem de maneira mais eficaz, como insetos, pássaros, mamíferos, répteis, ainda mais nesse tipo de vegetação tão rico e diversificado.

Atuação

A Iniciativa Verde, nesse curto período de atuação, não foi capaz de reverter os séculos de agressões sofridos pela Mata Atlântica, mas tem contribuído com o plantio de mais de 800 mil árvores em 480 hectares, área correspondente a 685 campos de futebol.

A instituição conseguiu recompor tudo isso graças a, aproximadamente, 1,2 mil projetos (Amigo da FlorestaCarbon Free, entre outros) feitos em parceria com mais de 600 financiadores e diversas famílias de pequenas propriedades rurais.

Os próximos oito e muitos anos

Já há novos projetos engatilhados, principalmente as parcerias envolvendo o BNDES e a Petrobras. Isso sem contar as companhias que passaram a adotar a compensação de emissões por meio do programa Carbon Free, também relacionado com a Iniciativa Verde (veja mais aqui).

Para conhecer mais sobre o trabalho da OSCIP, entre na página oficial.

Veja também:
-
Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho lança livro de artigos produzidos entre 2005 e 2012
-
Ambientalista lança livro sobre o atual desequilíbrio ambiental 


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail