Dicas para reciclar, reutilizar ou doar itens de consumo do dia-a-dia

O seu lixo pode ser um tesouro para outra pessoa

A cada ano, milhares de itens domésticos sem uso são descartados no lixo convencional, gerando uma grande quantidade de resíduos. Compostos por materiais variados, eles se decompõem em aterros sanitários ao longo de vários anos, contaminando o solo e o ar.

Para amenizar o problema, existem técnicas como upcycle, reciclagem, redução de consumo e doação, que já se mostraram eficientes.

Aproveite então para acompanhar abaixo o que deve ser feito com alguns dos objetos mais comuns no dia-a-dia seguindo as regras citadas acima:

Eletrônicos: os itens dessa categoria são os mais perigosos em termos de contaminação do solo. Por isso, deve-se ter muito cuidado no momento do transporte dos objetos para doação ou reciclagem. Se for doar, certifique-se de que o destinatário irá reciclar o item futuramente. Se eles forem jogados no lixo comum, os eletrônicos vão parar nos aterros sanitários e podem vazar substâncias tóxicas como mercúrio e chumbo que contaminam o solo. Com o intuito de evitar isso, você deve levar esses itens aos postos de reciclagem. Nesses locais, as peças mais valiosas ou até o item todo são reciclados;

Revistas: antes de jogar a sua montanha de revistas no lixo reciclável, pense que outros lugares ou pessoas podem reutilizá-las. Por exemplo, hospitais, abrigos, centros de idosos e instituições de caridade acolhem revistas usadas para realizar projetos de artesanato e até como incentivo à leitura;

Roupas: tecidos como poliéster, raiom e algodão compõem 5% de todos os resíduos dos aterros. Para diminuir esse número, em vez de descartar sua roupa, leve-a para doação. Existem diversos centros de caridade que recebem roupas para que sejam repassadas aos que necessitam, ou você também pode vendê-las em lojas de consignação;

Objetos para animais: brinquedos, coleiras, osso de plástico, arranhadores, entre outros itens, são comuns quando se tem um animal de estimação. Em sua residência devem existir vários desses itens, no entanto, os abrigos para animais estão sempre precisando porque o número de bichinhos abandonados ou que já nascem nas ruas é grande. E para atender essa demanda, esses abrigos esperam a contribuição de pessoas que, em vez de jogarem fora esses itens, os levam para doação. Outros itens domésticos, como cobertores e toalhas que são usados com os animais, também são muito úteis para os abrigos. Só não se esqueça de lavar os itens antes de doar.

Agora que você já sabe como descartar, a eCycle te ajuda! Clique aqui para visitar nossa página de postos de doação/reciclagem e encontre o melhor destino possível para seu item. Para saber mais sobre outros itens, visite a seção Recicle Tudo.

Veja também:
-Quatro itens que você não deve colocar na lata de lixo
-Editorial: desvendando o destino complicado


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail