Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

As abelhas não são os únicos insetos que estão em perigo; eles estão desaparecendo e isso pode ser muito perigoso para o nosso ecossistema

Você já notou que, quando criança, encontrar vaga-lumes por aí era muito mais frequente que hoje em dia? Cientistas têm notado o progressivo desaparecimento desses insetos e alertam para os perigos que isso representa. Em 2014, o jornal The New York Times foi um dos primeiros veículos a publicar uma matéria sobre o assunto, baseada na Selangor Declaration sobre conservação de vaga-lumes.

“Vaga-lumes são indicadores da saúde do meio ambiente e estão sumindo do mundo como resultado do prejuízo e degradação de seu habitat, poluição dos rios, aumento do uso de pesticidas em agroecossistemas e aumento de poluição luminosa em áreas de habitação humana”, de acordo com a Selangor Declaration.

O brasileiro Alessandro Barghini, autor do livro Antes Que os Vaga-lumes Desapareçam ou Influência da Iluminação Artificial Sobre o Ambiente, concorda que a iluminação artificial tem um papel importante na queda do número de vaga-lumes no nosso ecossistema. “A iluminação é responsável por gerar poluição astronômica e excesso de dióxido de carbono emitido por meio da produção de eletricidade, mas o impacto dela na biodiversidade é muito maior.”, afirma o autor. Saiba mais sobre poluição luminosa.

O motivo pelo qual a iluminação artificial das grandes cidades afeta tão diretamente esses insetos peculiares é porque a fêmea usa a sua luz para atrair o macho, mas apenas quando a luz do ambiente está mais baixa do que de lua cheia. Com o excesso de luz que produzimos, a fêmea quase nunca encontra as condições ideais e o futuro da espécie se vê ameaçado.

Sabendo disso, o portal americano Treehugger separou quatro formas simples de diminuirmos nosso impacto ambiental e evitarmos o desaparecimento dos vaga-lumes definitivamente:

  • Evitar o uso de pesticidas químicos;
  • Não eliminar vermes, caramujos e lesmas – desse modo, as larvas dos vaga-lumes podem se alimentar;
  • Desligar as luzes sempre que possível;
  • Providenciar grama, folhagens e arbustos, que são bons ambientes para vaga-lumes.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais