Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O jogador é colocado na figura de chefe das Nações Unidas e precisa achar solução sustentável para o planeta

Ser o líder das Nações Unidas e implementar políticas públicas para valorizar o consumo consciente e a preservação ambiental. Essa é a sua principal missão no aplicativo para Facebook recém-lançado, chamado “Change Rio” (devido à Rio+20) e lançado no início de maio.

Trata-se de um jogo simples de estratégia. Você precisa escolher seu nome e sua aparência e adotar, a cada rodada, algumas das cerca de 125 políticas já prontas (que aparecem em forma de cartões), de acordo com o nível de recursos naturais que você possui. Também é preciso levar em consideração a necessidade da população se alimentar e trabalhar, além, é claro, do esforço em fazer tudo isso sem danificar o meio ambiente.

Os setores em que se pode intervir são seis grandes categorias: agricultura, meio ambiente, transporte, indústria, energia e consumo doméstico. O jogo tem início em 2010 e vai até 2015. Para se ter uma ideia, é possível apostar em biocombustível, evitar a devastação das florestas, apoiar os transportes públicos, entre várias outras medidas, todas com orçamento limitado. A cada rodada, há uma amostragem dos impactos de suas escolhas para a população. Os seus desempenhos podem ser compartilhados pelas redes sociais, como Twitter e Facebook.

Informações privilegiadas

De acordo com o site do game, o “Change Rio” dá acesso a informações que apenas os grandes especialistas ambientais e propositores de políticas da ONU teriam acesso. Os cartões têm mais de cinco mil indicadores de dados oficiais, e com as 125 políticas que podem ser desenvolvidas, o jogo tem mais de 100 milhões resultados possíveis.

Viagem à Rio+20

Quem fizer a maior pontuação do até o dia 31 de maio, (quinta-feira) ganha uma viagem para o Rio de Janeiro e poderá participar da Conferência Internacional Rio+20, em que serão discutidas os principais caminhos a serem seguidos em termos ambientais em todo o planeta. O jogo foi uma iniciativa de três empresas ligadas à questão ambiental: Code, Biodivision e Millennium. Veja o vídeo abaixo (em inglês):

Para jogar, clique aqui!

Veja também:
Passatempo educativo
Freerice.com arrecada bilhões de grãos de arroz para programa de alimentação da ONU


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais