Uxi-amarelo: o que é, benefícios e riscos

O uxi-amarelo é uma planta medicinal nativa da Amazônia brasileira, que leva o nome científico de “Endopleura Uchi”. Comumente chamada de axuá, pururu, uxi, uxi-liso e uxi-pucu, a erva é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, diuréticas e antibacterianas. 

Bétula: benefícios e usos da planta medicinal

As cumarinas, saponinas, taninos e bergenina que compõem a planta também são responsáveis pelos efeitos positivos da erva no organismo humano. A parte mais usada para remédios naturais é a casca de uxi-amarelo, que pode ser encontrada tanto em lojas de ervas como em farmácias de manipulação. 

Os indígenas foram os principais responsáveis pela disseminação dos conhecimentos a respeito do uxi-amarelo. Esses povos utilizavam a planta não apenas como um suplemento alimentar, mas também como um tónico para a fertilidade. Por tratar sintomas de condições como inflamações do útero, endometriose e ovário policístico, o uxi-amarelo ganhou popularidade como estimulante da fertilidade feminina. 

Para que serve o uxi-amarelo?

Apesar da fama dos benefícios do uxi-amarelo, ainda é necessário que sejam realizados mais estudos da planta para entender suas propriedades e efeitos colaterais. Enquanto isso, não faça o uso da erva sem o acompanhamento de um médico especialista.

Auxilia o sistema digestivo

Os efeitos diuréticos, anti-inflamatórios e antioxidantes do uxi-amarelo o tornam uma planta medicinal ideal para aliviar sintomas de condições como a gastrite

Controla os níveis de colesterol

O chá da casca do uxi-amarelo é geralmente utilizado para manter o colesterol sob controle, ou aliviar os sintomas de hipercolesterolemia. Assim, utilizar a erva como um suplemento pode ajudar a manter a saúde cardíaca. 

Melhora inflamações

Como foi mencionado anteriormente, o uxi-amarelo é rico em propriedades anti-inflamatórias que auxiliam o organismo. Assim, o consumo da planta pode ajudar no tratamento de dores, inchaços e febres.

Saúde uterina

Algumas poucas pesquisas defendem que o uxi-amarelo pode ser usado para o tratamento de doenças uterinas, como a endometriose, cistos no ovário e a síndrome dos ovários policísticos.  De acordo com os especialistas, a bergenina e outros princípios ativos da planta a transformam em um estimulante imunológico que combate os males que cercam esse órgão.

Além disso, esses princípios ativos ajudam a reduzir as dores da cólica menstrual, principalmente em casos onde elas são muito fortes — como em quadros de endometriose. 

Combate infecções

Uma pesquisa, realizada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, mostrou o potencial antimicrobiano do uxi-amarelo. Durante a análise, os estudiosos perceberam que os extratos obtidos da planta tinham atividade antioxidante o suficiente para inibir diversos tipos de Candida (fungos que podem causar infecções sexualmente transmissíveis). 

Outros possíveis benefícios

  • Combate a diabetes
  • Melhoras dos sintomas de reumatismo
  • Alívio nas dores de artrite
  • Melhora no quadro de asma
  • Regulação do ciclo menstrual
  • Alivia sintomas de infecções urinárias

Como tomar uxi-amarelo?

O uso do uxi-amarelo é feito comumente como chá ou suplemento em cápsula e pó. A parte mais usada do uxi-amarelo é a sua casca, é dela que são retiradas as propriedades benéficas para a saúde. Depois de retirar a casca, ela é ressecada e vendida em lojas de ervas ou em farmácias de manipulação que trabalham com esse tipo de produto. 

Capim-santo: benefícios e propriedades medicinais

Como preparar o chá de uxi-amarelo?

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de casca seca de uxi-amarelo
  • 1 litro de água

Modo de preparo

  1. Coloque a casca de uxi e a água em uma panela;
  2. Deixe ferver por três ou cinco minutos;
  3. Desligue o fogo e deixe repousar por mais dez minutos;
  4. Coe o líquido e sirva em uma xícara.

Unha-de-gato e uxi-amarelo

Além disso, o consumo de uxi-amarelo pode ser feito em comunhão com o de unha-de-gato. Ambas as plantas são originárias da Amazônia e têm propriedades antioxidantes e imunoestimulantes, que podem se complementar e potencializar o tratamento de certas condições.

Para saber mais sobre a unha-de-gato, confira: “Unha-de-gato: possíveis benefícios e riscos“.

Quais as contraindicações do uxi-amarelo?

Pouco se sabe a respeito dos efeitos colaterais do uxi-amarelo. Porém, profissionais da saúde recomendam que grávidas, pessoas que estão amamentando e crianças não façam o uso da planta. Afinal, não existem informações a respeito da ação do uxi-amarelo nesses organismos.

Indivíduos que sofrem com algum tipo de doença autoimune também devem evitar o uso, já que o uxi-amarelo pode sobrecarregar o sistema imunológico. Antes de adotar a erva em seu tratamento, entre em contato com o seu médico e pergunte se ela é segura para o seu quadro de saúde.  

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais