Suco de uva: quais os benefícios e como preparar?

O suco de uva é uma bebida doce saudável que pode ser uma boa opção de refresco. Feito majoritariamente da uva, incluindo a casca e as sementes, a bebida tem um gosto doce e serve como alternativa para quem quer largar o refrigerante. Existem diversos benefícios de beber suco, que afetam a saúde do coração e até mesmo o sistema imunológico.

Uva: confira 8 benefícios imperdíveis

Não é exagerado dizer que a versão mais saudável do suco de uva é o natural feito totalmente com a fruta. Existem diversas variedades da bebida que são produzidas apenas com uma pequena porcentagem da polpa da uva, e contêm um grande adicional de açúcares, colorantes e aditivos. Essas versões contém menos efeitos positivos no organismo e devem ser substituídas por sucos naturais.

O suco de uva mais escuro, roxo ou vermelho, é feito com uvas de cores escuras, enquanto as uvas verdes produzem um suco branco, quase transparente, e com um gosto mais doce. Se você optar por comprar a bebida no mercado, fique de olho na embalagem, as que são marcadas como 100% suco ou fruta são as opções mais naturais e geralmente sem aditivos. 

Valor nutricional do suco de uva

Assim como outras frutas, o suco de uva é rico em carboidrato, um açúcar natural, vitamina C e manganês.

Um copo de suco de uva (237 mL) sem açúcar adicionado tem o seguinte valor nutricional:

  • Calorias: 152
  • Proteínas: 1 grama
  • Gordura: 0,3 gramas
  • Carboidratos: 37,4 gramas
  • Fibras: 0,5 gramas
  • Vitamina C: 70% do consumo diário necessário;
  • Manganês: 26% do consumo diário necessário;
  • Magnésio: 6% do consumo diário;
  • Potássio: 6% do consumo diário;

Quais os benefícios do suco de uva?

Melhora a saúde cardíaca

Os antioxidantes são uma das propriedades do suco de uva que fazem bem à saúde. Segundo estudos, os flavonoides, um tipo de antioxidante, encontrados na fruta podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, inflamações, acúmulo de gordura nas artérias e aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos. 

Uma outra pesquisa, com voluntárias mulheres, mostrou que o consumo diário, por 30 dias, de suco de uva ajudou a aumentar os níveis de colesterol HDL — o colesterol “bom” —, além de facilitar a perda de gordura abdominal. 

O que são doenças cardiovasculares?

Promove o sistema imunológico

Por ser rico em vitamina C, o suco de uva ajuda a melhorar o funcionamento do sistema imune, reduzindo o estresse oxidativo e aumentando a atividade das células imunológicas. Isso contribui para menores chances de desenvolver doenças e infecções respiratórias, como o resfriado.  

Melhora a saúde digestiva

Pesquisas recentes apontam que o consumo de pelo menos 100 mL de suco de uva contribui para o crescimento de bactérias benéficas no sistema digestivo. Isso ajuda a promover um melhor funcionamento dos órgãos de digestão. Além disso, a fruta é rica em fibras, propriedades que previnem a constipação e promovem a perda de peso — devido a sensação de saciedade que oferecem.

Reduz a pressão sanguínea

O potássio presente no suco de uva ajuda a reduzir sintomas de hipertensão devido a sua capacidade de eliminar o excesso de sódio do organismo. Outro benefício importante do mineral é que ele ajuda a relaxar as paredes das veias sanguíneas.

Cuidado: suco de uva em excesso pode aumentar os níveis de glicose

Mesmo em sua forma natural, o suco de uva é rico em açúcares. Sendo assim, pessoas que sofrem com diabetes podem apresentar um aumento nos níveis de glicose ao consumirem a bebida em excesso. 

Não é necessário cortar totalmente o consumo de suco da sua dieta. No entanto, evite adicionar mais açúcar à bebida ou reduza a ingestão. Se achar necessário, converse com o seu médico para encontrar a melhor alternativa.

Como fazer suco de uva natural?

A seguir separamos uma receita especial de suco de uva para você provar:

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Bata todos os ingredientes em um liquidificador;
  2. Coloque em uma jarra e adicione os cubos de gelo;
  3. Se preferir, pode deixar na geladeira por uns minutos para gelar mais;
  4. Sirva!
Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais