12 raízes comestíveis e seus benefícios para a saúde

Compartilhar

A raiz talvez seja a parte mais importante de uma planta, pois é ela que lhe fornece nutrientes essenciais e, literalmente, a mantém viva e saudável no solo. Como se não bastasse, alguns tipos de raízes também podem servir de alimento para nós. As raízes comestíveis são ricas em carboidratos e outros nutrientes vitais, como fibras, vitaminas e minerais.

Certamente você já conhece algumas das raízes comestíveis mais populares: cenoura, cebola, batata e outras. No entanto, existem raízes comestíveis das quais você provavelmente nunca ouviu falar. Elas se enquadram no grupo das PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais.

As PANCs são todas as plantas que poderíamos consumir, mas não o fazemos – por falta de costume ou conhecimento. Nessa seara incluem-se também as raízes comestíveis. De potencial pouco desconhecido, as raízes comestíveis não convencionais podem ser grandes aliadas da saúde e contribuir para uma dieta diversificada e mais inteligente.

Ora-pro-nóbis: o que é, benefícios e receitas

Apesar de ser pouco convencional na dieta do brasileiro, a ora-pro-nóbis é uma planta com benefícios incríveis. Confira.

Peixinhos-da-horta: benefícios e como fazer

O peixinho-da-horta, também chamado de lambarizinho, lambari-de-folha, orelha-de-coelho e orelha-de-lebre, é uma Planta…

Carne de jaca: como fazer e benefícios

Aprenda como fazer carne de jaca, alternativa vegana para a carne animal. Uma das opções de substituição da carne em rec…

Alimentos que combatem a inflamação

Anti-inflamatórios naturais são importantes para a saúde. Conheça as melhores opções desses alimentos.

Raízes comestíveis populares para o dia a dia

1. Beterraba

A beterraba (Beta vulgaris) é o alimento ideal para desintoxicar e fornecer antioxidantes. Essa raiz comestível tem nutrientes únicos chamados betalaínas (que limpa o organismo), boro (que aumenta os hormônios sexuais) e triptofano (que dá a sensação de felicidade). Além disso, a beterraba é deliciosa e versátil, podendo ser consumida em conserva, crua, cozida, assada e em uma infinidade de pratos.

Foto de Rasa Kasparaviciene no Pexels

2. Rabanete

O rabanete (Raphanus sativus) é uma das raízes comestíveis mais altamente nutritivas, apresentando efeito diurético e prevenindo infecções no sistema urinário. O rabanete é um alimento com alto teor de vitamina C e tem ação desintoxicante, eliminando toxinas do organismo e ajudando a reduzir o colesterol.

Além disso, pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e purificar o sangue. Em saladas, cortados e fatias finas, dá crocância e frescor ao prato. Pode ser usado também para fazer picles.

Foto do ClickerHappy no Pexels

3. Mandioca

A mandioca (Manihot esculenta) é conhecida por diversos nomes no Brasil: macaxeira, aipim, castelinha, maniva, pão-de-pobre e por aí vai. É uma excelente fonte de minerais menos mencionados, como zinco, magnésio, manganês e cobre. Além disso, essa raiz é rica em ferro e, também em fibras, essenciais para o bom funcionamento do intestino.

Também contém fósforo, potássio, vitamina C e cálcio. Muito versátil, pode ser consumida assada, frita ou cozida. Algumas espécies de mandioca possuem grande quantidade de ácido cianídrico, que pode ser altamente tóxico para a saúde. Por isso, certifique-se de não consumir essa raiz comestível crua ou mal cozida.

Foto de Marquino Rocha no Pexels

4. Nabo

As raízes do nabo (Brassica rapa) são muito nutritivas. Elas têm baixo índice glicêmico e são boas para os pulmões, o sistema digestivo, fortalecimento dos ossos e sistema cardiovascular. O nabo também minimiza odores corporais, sintomas da asma e sinais de envelhecimento precoce.

Como beterrabas e rabanetes, os nabos podem ser incluídos em receitas de saladas, sopas, massas e até em feijoadas vegetarianas. Versáteis, também podem ser fritos, assados, cozidos ou até mesmo consumidos crus.

Foto de Kampus Production no Pexels

5. Cenoura

A cenoura (Daucus carota) é fonte de betacaroteno, que é antioxidante, e de vitamina A. Por isso, essa raiz comestível é considerada um dos alimentos mais benéficos para a saúde. Muito versátil, ela ajuda a prevenir o envelhecimento da pele e a garantir cabelos e unhas saudáveis.

A vitamina A, por sua vez, é ótima para a saúde dos olhos e também é antioxidante. A cenoura também é rica em fibras e em potássio. Muito comum na mesa do brasileiro, pode ser consumida de várias maneiras e é quase unanimidade – assim como a batata, é difícil encontrar alguém que não aprecie seu sabor.

Foto de Markus Spiske no Pexels

6. Batata-doce

Heroínas das dietas fitness, a batata-doce (Ipomoea batatas) contém muito mais nutrientes do que as batatas normais. Ela é rica em vitamina A, vitamina C e antocianinas (principalmente a versão roxa).

A batata-doce também é anti-inflamatória e pode ajudar no controle do açúcar no sangue. Não tenha medo de adicionar um pouco de manteiga ou óleo ao assar ou cozinhar batatas-doces: uma pequena quantidade de gordura o ajudará a absorver toda a vitamina A.

Foto de Mark Stebnicki no Pexels

Raízes comestíveis menos conhecidas

1. Aipo-rábano

Essa raiz nodosa pode parecer intimidante, mas vale a pena conhecê-la. O aipo-rábano (Apium graveolens) tem baixa densidade calórica, fornecendo pouco mais de 60 calorias por xícara. No entanto, é rico em nutrientes, incluindo antioxidantes que combatem o câncer e vitamina K. Pode ser uma alternativa de baixa caloria às batatas. Experimente fazer um purê com essa raiz comestível!

Foto de Engin Akyurt no Pexels

2. Tupinambo

O tupinambo (Helianthus tuberosus), também conhecido como alcachofra-de-jerusalém, é muito mais parecido com uma batata do que com uma alcachofra. Na verdade, essa raiz comestível faz parte da família do girassol e é nativa dos Estados Unidos. São nutritivas e auxiliam na digestão e na saúde do sangue, cabelos e unhas. Podem ser consumidos crus, em saladas, ou cozidos.

Foto de Earendil, sob CC BY-SA 3.0 no Wikimedia Commons

3. Gengibre

O gengibre é uma raiz medicinal milagrosa e com enormes benefícios para a saúde. Essa raiz comestível ajuda a combater o câncer, alivia enjoo, descongestiona, aumenta a circulação sanguínea e reduz inflamações. Tem um sabor peculiar, quase picante, e pode ser consumido em diversos pratos e bebidas.

Foto de Dean David no Unsplash

4. Cúrcuma

Você sabia que a parte usada na produção do condimento cúrcuma (Curcuma longa) é a raiz? A cúrcuma é um excelente anti-inflamatório, previne o câncer e estimula o cérebro. Pertence à mesma família do gengibre e a parte usada como especiaria é a raiz da cúrcuma, que é limpa, seca e moída.

Além de ser comum na culinária indiana e asiática, a cúrcuma também é muito usada na medicina alternativa. Outros benefícios da cúrcuma são a ação digestiva, isto é, o bom funcionamento do intestino, propriedades inibidoras de gases intestinais e efeito cicatrizante, entre outros.

Foto de Dyah Miller no Unsplash

5. Dente-de-leão

O dente-de-leão (Taraxacum officinale) é rico em fitonutrientes e possui vitaminas A, B e C, além de ferro e potássio. As raízes torradas compõem uma bebida cujo sabor lembra o do café. São diuréticas e contêm inulina. Podem ser consumidas cruas, em saladas ou refogadas.

Foto de Lorenzo Ranuzzi no Unsplash

6. Inhame

Muito parecido com a batata e a mandioca, o inhame (Dioscorea trifida) é rico em vitaminas C e do complexo B. É uma raiz de fonte de fibra e rica em antioxidantes. Além disso, possui cobre, potássio, ferro, cálcio, fósforo e magnésio.

A vitamina B6 encontrada no inhame é importante para fortalecer o sistema imunológico. Esse vegetal também ajuda a manter a saúde da pele, dos cabelos e unhas. Também ajuda a proteger o coração.

Foto de Daniel Dan no Pexels

Por que incluir raízes comestíveis na alimentação

As raízes comestíveis são muito mais do que simples alimentos que compõem o prato do dia a dia. Elas reúnem nutrientes essenciais, como fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que ajudam a fortalecer o organismo e prevenir diversas doenças. Por serem ricas em carboidratos de qualidade, fornecem energia de forma equilibrada e contribuem para o bom funcionamento do sistema digestivo.

Além disso, as raízes comestíveis são versáteis na cozinha: podem ser consumidas cruas, cozidas, assadas ou transformadas em farinhas e bebidas. Isso permite variar o cardápio sem abrir mão de sabor e saúde.

Incluir raízes comestíveis na alimentação é, portanto, uma forma inteligente de cuidar da saúde, garantir energia para as atividades do dia a dia e adotar uma dieta equilibrada e mais próxima da natureza.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais