Óleos vegetais para cabelo: 8 opções naturais e eficazes

Compartilhar

O uso de óleos vegetais para cabelo é uma maneira fácil, econômica e sustentável de tratar as madeixas, sem ter de recorrer a dezenas de produtos industrializados que contêm substâncias tóxicas. Shampoos, condicionadores, máscaras e cremes disponíveis do mercado, além de terem custo elevado, podem oferecer riscos à sua saúde e ao meio ambiente. Por isso, vale a pena conhecer alternativas naturais, acessíveis e livres de produtos químicos para deixar seu cabelo mais lindo do que nunca!

Componentes de xampus tradicionais podem causar problemas ambientais e de saúde

Grande parte dos componentes de xampus tradicionais podem trazer riscos ambientais e, consequentemente, à saúde humana….

Beleza
Cosméticos naturais e sustentáveis para você
A partir de R$29,99
Mais cuidado com o melhor custo
Comprar

Benefícios dos óleos vegetais para cabelo

Os óleos vegetais são naturais e proporcionam diversos benefícios. São capazes de agir como antissépticos, anti-inflamatórios e antibacterianos. Além disso, eles nutrem os cabelos de verdade, porque podem transportar vitaminas lipossolúveis, tais como A, D, E e K.

Isso sem contar que, mesmo em pequenas quantidades, realmente hidratam os fios, por serem umectantes, emolientes e lubrificantes, conferindo um aspecto suave, maleável e saudável às madeixas.

Óleo vegetal: usos, benefícios e extração

Entenda o que são óleos vegetais, quais são seus benefícios e aplicações para a saúde, beleza e bem-estar.

Ao contrário de óleos minerais, usar óleos vegetais no cabelo não entope os poros, pois esses óleos são plenamente absorvidos. Dessa forma, se utilizados em doses e destinações corretas, não deixarão um aspecto excessivamente pesado ou oleoso.

Por todos esses motivos, são capazes de tratar verdadeiramente seus cabelos, substituindo a química nociva presente em cosméticos e cremes produzidos pela indústria. Conheça os melhores óleos vegetais para cabelo e mantenha a saúde dos fios.

Banho & Corpo
Seu banho e cuidado pessoal mais relaxante, natural e sustentável
A partir de R$9,00
Frete CO2 Neutro
Comprar

Os 8 melhores óleos vegetais para cabelo

1. Óleo de rosa mosqueta

O óleo de rosa mosqueta é um potente regenerador natural, muito indicado para redução de cicatrizes. Ele é rico em ácidos graxos que conferem um poder de regeneração de tecidos cutâneos e crescimento celular.

Além disso, possui vitamina A, ácido retinoico e vitamina C. O óleo é ótimo para hidratar cabelos secos e danificados. Pode ser usado puro ou misturado em outros óleos vegetais.

Rosa rubiginosa ou rosa mosqueta | Foto de HQ Flower Guide, sob CC BY-SA 2.0 no Flickr

2. Óleo de abacate

O abacate é muito utilizado em receitas caseiras para hidratar a pele e os cabelos. O óleo vegetal extraído de suas sementes é riquíssimo em nutrientes e pode servir para diversos fins. Ele estimula a produção de colágeno e é um ótimo hidratante para os cabelos. Portanto, o óleo de abacate é um dos melhores óleos para a nutrição capilar.

Além disso, ele auxilia no fortalecimento da fibra capilar, estimula o crescimento e diminui a queda dos fios. Esse óleo para cabelos é super indicado para hidratar fios secos e fracos, pois irá proporcionar brilho e maciez.

Abacate no pé | Foto de Mauricio Mercadante, sob CC BY-NC-SA 2.0 no Flickr
Abacate: o que é, benefícios e propriedades

O abacate pode fazer bem para a saúde de diversas formas. Confira receitas e os vários benefícios do abacate.

3. Óleo de rícino (mamona)

O óleo de mamona ou óleo de rícino é um óleo para cabelos muito indicado. Quem sofre com a queda pode contar com ele. O óleo ameniza o problema, acelera o crescimento, faz o cabelo crescer mais forte e mais espesso. Ele também é hidratante e, por isso, apropriado para cabelos ressecados e pontas duplas.

O óleo combate infecções e o crescimento de bactérias e fungos que poderiam impedir o crescimento capilar devido à elevada composição de ácido ricinoleico. Ele pode combater ressecamentos do couro cabeludo e reduzir a caspa. Massageie o óleo no couro cabeludo com a ponta dos dedos por cinco minutos duas vezes por semana. Para perceber os efeitos no crescimento, o uso deve ser contínuo e prolongado.

Mamona | Imagem de LoggaWiggler por Pixabay 

4. Óleo de ojon

Rico em aminoácidos, antioxidantes naturais e lipídeos, o óleo de ojon reúne muitas substâncias para manter os cabelos saudáveis. Proporciona recuperação das células capilares, brilho intenso, força e protege das agressões diárias, como poluição, raios solares e também dos efeitos do secador e da chapinha. Reduz o volume dos cabelos arrepiados e é antifrizz.

O óleo de ojon possui uma composição semelhante à dos lipídeos encontrados nos cabelos, e por isso pode reestruturar os fios e os lipídeos perdidos, garantindo força e resistência aos fios e reduzindo a ruptura dos cabelos. Ele também pode ser usado como protetor térmico antes do uso de secador e da chapinha. Seu uso não é indicado por mais que três vezes na semana, pois poderá deixar os fios pesados e oleosos.

Frutos da palmeira Elaeis oleifera, que dão origem ao óleo de ojon | Foto de Anonyme973, sob CC BY-SA 4.0 no Wikimedia Commons

5. Óleo de macaúba

O óleo de macaúba tem o poder de reparação lipídica, recuperando fios danificados e evitando o envelhecimento dos fios em longo prazo. Esse é um dos óleos ideais para proteger os cabelos dos efeitos do secador e da chapinha.

Ele modela e dá volume para cabelos cacheados; previne o desbotamento e ressecamento de cabelos tingidos; além de conferir hidratação, brilho e maciez; também ameniza os efeitos negativos de químicas.

Macaúba | Foto de Jose Reynaldo da Fonseca, sob CC BY-SA 3.0 no Wikimedia Commons

6. Óleo de amêndoas doces

Esse óleo vegetal tem propriedades emolientes e é rico em vitamina E. Por isso, ele ajuda na recuperação de fios danificados, de pontas ressecadas e reduz volume, nutrindo, suavizando e dando brilho aos cabelos.

Para quem tem cabelos cacheados, o óleo de amêndoas doces é uma ótima opção pois ajuda a defini-los. Auxilia também no combate a caspas e à descamação do couro cabeludo.

Amêndoa (Prunus dulcis) ainda no pé | Foto de domínio público no Stockvault

7. Óleo de copaíba

Se você está com os cabelos sem vida, opacos e secos, esse óleo vegetal irá te auxiliar na recuperação dos fios. Ele equilibra a oleosidade, trata micoses, caspas e seborreia do couro cabeludo. Protege os cabelos tingidos e deixa os fios brilhantes e macios.

Copaíba | Foto de Frutos Atrativos do Cerrado, sob CC BY-NC 2.0 no Flickr
Óleo de copaíba: o segredo natural para pele, cabelo e saúde

O óleo de copaíba é extraído do tronco da árvore e é usado para fins medicinais nas indústria cosmética e farmacêutica,…

8. Óleo de café verde

O óleo de café verde tem diversas aplicações, sua utilização nos fios melhora a coesão entre as partículas de queratina e proporciona mais brilho e resistência. Atua também como hidratante, retira substâncias tóxicas dos fios e previne a calvície. No couro cabeludo, estimula a circulação sanguínea e fortalece a raiz dos cabelos.

Café ainda verde | Foto de Delarisse Specialty Coffee, sob CC BY 2.0 no Flickr

Aprenda sobre os outros tipos de óleo, como o óleo de jojoba e o óleo de coco nas nossas matérias:

Óleo de jojoba: usos e benefícios para pele e cabelo

O óleo de jojoba é extraído da jojoba, uma planta parecida com um arbusto. Ele evita a perda de água na pele, auxilia no…

Benefícios do óleo de coco para cabelo

Usar óleo de coco no cabelo e na pele não tem contraindicação. Nesses casos, só há estudos mostrando os benefícios desse…

Escolha o melhor óleo vegetal para o seu tipo de cabelo assistindo o vídeo:

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais