Depressão infantil: sintomas e tratamento

A depressão infantil (CID10: F93) é uma condição que pode afetar crianças no primeiro ano de vida até a adolescência. Entretanto, algumas vezes, é um quadro negligenciado. Isso se dá pela crença que crianças não podem ter o transtorno, e que a faixa etária as torna mais propensas a mudanças emocionais. Porém, a depressão não afeta apenas uma faixa etária,  ela pode atingir desde crianças até adolescentes e adultos. 

Para saber mais sobre os sintomas e tratamento de depressão em adultos, confira a matéria: “O que é depressão e seus sintomas”. 

Quando os sinais de tristeza e desânimo em uma criança se tornarem mais constantes do que os dias bons, é preciso ficar de olho. A depressão infantil pode interferir nas atividades sociais, nos interesses, na escola, e na vida familiar de uma criança ou jovem, impossibilitando uma infância e adolescência saudável. 

Transtorno bipolar: o que é e características

Sintomas da depressão infantil

  • Tristeza ou desânimo constante;
  • Irritabilidade e raiva que não vão embora;
  • Perda de interesse em coisas que costumava gostar;
  • Sentimento de cansaço durante a maior parte do tempo;
  • Insônia;
  • Indecisão;
  • Baixa interação familiar e social;
  • Falta de autoconfiança;
  • Mudança de apetite — comer menos ou comer demais;
  • Não conseguir relaxar ou estar tenso o tempo todo;
  • Apatia;
  • Ideação suicida;
  • Prática de automutilação — cortar-se, machucar-se, fazer uso excessivo de drogas e se automedicar propositalmente;
  • Desesperança;
  • Dificuldade de concentração;
  • Dores físicas, como dor de cabeça e no estômago, que não vão embora com o tratamento físico;
  • Sentimento de culpa exagerado.

Cada quadro de depressão na infância é único, ou seja, nem todas as pessoas vão ter o mesmo sintomas ou apresentá-los todos de uma vez. É preciso prestar atenção nos quadros depressivos, assim é possível notar os sinais que vão aparecendo com o tempo. Certifique-se de fornecer acompanhamento médico para o seu filho, assim é possível ter uma opinião profissional sobre o assunto. 

Crianças acima de 12 anos de idade também tendem a fazer o uso de drogas e álcool para poder lidar com seus sintomas. Mesmo que a ideação suicida seja um sinal presente em qualquer idade, até mesmo aos 3 anos, é mais comum que o jovem tente colocar em prática sua ideação depois dos 10-12 anos. 

Ligue 188: Centro de Valorização à Vida (CVV)

Se você, ou alguém que conhece, estiver tendo pensamentos recorrentes ligados ao suicidio, ou pretende praticar algum tipo de automutilação, é possível conversar com um voluntário do CVV ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita.

Causas da depressão infantil

Não existe uma única causa para a depressão infantil. Às vezes, diversos fatores de risco se juntam e acabam abrindo espaço para o transtorno se desenvolver na criança. Alguns dos gatilhos para a depressão infantil são:

  • Problemas familiares
  • Bullying
  • Abuso físico, emocional e sexual
  • Traumas ou luto
  • Outras condições físicas e emocionais
  • Histórico de depressão na família

A depressão genética não necessariamente se desenvolve na criança, no entanto, ela pode ser desencadeada por algum evento traumático. Algumas pessoas têm tendência a desenvolverem depressão, devido a  problemas pessoais ou histórico familiar, mas isso não significa que elas irão ter o transtorno em sua vida. 

O que é transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)?

Meu filho apresenta sinais de depressão, o que  fazer?

Se o seu filho ou alguma criança do seu círculo social  apresenta os sintomas de depressão infantil, é fundamental que você tente dialogar. Esse movimento pode ser um pouco difícil, mas, ofereça espaço para que a criança se sinta confortável em falar e de suporte sempre que for necessário.

Caso ela não queira se abrir com você a respeito de seus sintomas e sentimentos, disponha a possibilidade de conversar com outro adulto que seja de sua confiança. Professores da escola, um irmão, um primo, um tio, converse com os adultos próximos da criança e peça ajuda para manter o diálogo aberto sobre a depressão infantil. 

É importante que você ofereça suporte, conforto, carinho e amor ao conversar com seu filho sobre a condição. Não julgue-o e ouça tudo que ele tiver para falar. Atitudes agressivas ou apáticas podem fazer com que o jovem se distancie e não queira falar sobre seus sintomas e pensamentos.

Casos de depressão infantil podem ser confundidos com dores de crescimento emocionais, quando uma criança começa apresentar alteração de humor devido às mudanças em seu corpo. Porém, é necessário manter uma relação de confiança, honesta, para certificar-se de que os sinais não irão se desenvolver em quadros de depressão.  

Tratamento da depressão infantil

O tratamento da depressão infantil pode ser realizado com Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e uso de medicamentos psiquiátricos. Se você acha que seu filho tem depressão, leve-o ao pediatra. O médico vai conversar com ele e verificar os sintomas comuns por meio de um teste. Depois disso, se houver presença de sintomas, a criança é encaminhada ao psicólogo ou psiquiatra. 

Para fazer o diagnóstico final, o psicólogo ou psiquiatra irá conversar com os pais e a criança. Ele pode pedir por uma conversa particular com seu filho, com intuito de ouvir coisas que ele não falaria na frente dos pais. Além disso, o profissional pode optar por ouvir os pais na companhia da criança ou em particular.

É comum que para tratar a depressão infantil a criança tenha que visitar o terapeuta uma vez por semana, ou uma vez a cada 15 dias. Quem escolhe a frequência das visitas é o profissional da saúde, de acordo com o quadro que lhe foi apresentado. Levar seu filho para as visitas é fundamental para que ele consiga vencer o quadro psicológico. 

Parentalidade: como criar uma criança saudável?

Uso de medicamentos

Os tratamentos de depressão infantil podem fazer o uso de medicamentos. Os remédios que são usados para tratar os sintomas da condição são antidepressivos, que aumentam os níveis de serotonina no cérebro. Essa ação é importante pois a serotonina é o hormônio que ajuda a aumentar os sentimentos de felicidade e bem-estar. 

Por outro lado, profissionais da saúde mental preferem não medicar a criança logo de início. Os remédios são usados apenas em casos onde a terapia cognitivo comportamental não gera resultados. 

Como evitar a depressão infantil

É difícil dizer que existe uma forma de evitar a depressão infantil. O melhor a fazer é ser uma figura parental que oferece suporte e carinho à criança. Esteja, sempre que possível, presente na vida de seu filho e tente ser compreensivo com os seus sentimentos. 

Quando a criança passar por um momento traumatizante, leve-a ao psicólogo e garanta todo o suporte necessário para lidar com o problema, seja na escola ou no grupo de amigos.  

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais