Saiba como fazer molho branco vegano

Saber como fazer molho branco vegano pode ser a chave para aprimorar suas receitas. Esse tipo de acompanhamento, também conhecido como molho bechamel, surgiu na França no século XV, e se tornou um famoso adicional para massas. Apesar da receita tradicional usar manteiga e leite, existem alternativas veganas para o prato.

Vegano: o que é praticar o veganismo?

Qual é a origem do molho bechamel?

François Pierre La Varenne, considerado um dos pais da cozinha francesa clássica, foi responsável pela popularização do molho branco na França, em meados de 1651. O nome da receita foi dado em homenagem ao chefe Louis Béchamel de Nointel, um mestre de cozinha do rei Luís XIV.

Os cozinheiros preparavam o molho utilizando a técnica doroux, que fazia a ligação dos ingredientes por meio do uso de manteiga e farinha de trigo. De aparência esbranquiçada, algumas variedades do molho bechamel são preparadas com farinha de trigo queimada e devem ser delicadamente temperadas após o seu cozimento.

Como fazer molho branco vegano?

Em sua maioria, o molho branco é preparado através do cozimento da farinha de trigo, amido de milho e uma porção de manteiga, que deve ser misturada com o leite. Por esse motivo, essa receita não é recomendada para pessoas com intolerância à lactose ou que são veganas — não fazem o consumo de produtos derivados do animal.

Por isso, separamos uma receita simples de molho branco sem derivados animais, para incrementar sua macarronada vegana:

Aprenda a fazer leite de amendoim

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Peneire a farinha de trigo;
  2. Aqueça o azeite em uma panela  e adicione a farinha de trigo;
  3. Mexa, com o auxílio de um garfo ou um fuê, até que os ingredientes sejam incorporados;
  4. Adicione o leite de soja, a noz-moscada, a pimenta-do-reino e o sal e continue mexendo por mais cinco minutos;
  5. Desligue o fogo quando a mistura estiver homogênea;
  6. Espere esfriar um pouco e sirva!

Mas como fazer molho branco sem glúten e vegano? É simples, troque a farinha de trigo por amido de milho. O resultado será praticamente o mesmo, porém sem o adicional do glúten na composição. Antes de escolher o leite vegetal que vai usar em seu prato, confira a matéria “Leite vegetal: conheça 10 opções nutritivas” e escolha a opção que mais lhe agrada. 

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais