Conheça 9 alimentos que melhoram a pele

Quais os principais alimentos que melhoram a pele? Os cuidados com a maior órgão do corpo podem ser feitos de várias formas: com protetor solar, limpeza regular e até mesmo uma dieta balanceada. Se você está em busca de uma pele saudável, comece mudando seus hábitos alimentares.

O que comer para melhorar a pele do rosto?

Ter uma boa skincare e aplicar protetor solar regularmente são formas de manter a saúde da pele em dia. Entretanto, existe um hábito que impacta diretamente a aparência da derme: uma boa alimentação.

Uma dieta rica nos nutrientes certos pode-lhe ajudar a alcançar uma pele brilhante, macia e livre de acne. A seguir confira uma lista de alimentos que melhoram a pele quando consumidos regularmente:

Batata doce

A batata doce é um alimento rico em betacaroteno, um nutriente encontrado em plantas, que no organismo humano é convertido em vitamina A . O consumo dessa raiz pode ajudar a manter a pele saudável, já que o betacaroteno funciona como um protetor solar natural (Não troque o consumo da batata pelo protetor pois os dois funcionam de formas diferentes).

Brócolis

O brócolis é um vegetal rico em vitaminas e minerais importantes para a pele, como o zinco, a vitamina A e C. Além disso, ele contém luteína, um carotenoide que funciona como um betacaroteno e ajuda a proteger o órgão do dano oxidativo, que gera desidratação e rugas. 

Outro componente poderoso do brócolis é o sulforafano, que ajuda a prevenir sinais de envelhecimento precoce e tem efeitos anti-câncer. O nutriente também contribui para reduzir os danos causados pela exposição ao Sol, deixando a pele saudável. 

Soja

A soja contém isoflavonas, um composto encontrado em plantas que se assemelha ao hormônio estrogênio quando consumido. Um estudo, realizado em mulheres de meia idade, mostrou que o consumo do alimento por 12 semanas ajudou a reduzir o surgimento de rugas e linhas finas, além de melhorar a elasticidade da pele. 

Nozes

Entre os alimentos bons para a pele estão as nozes. Elas são ricas em ácidos graxos ômega-3, que reduzem a inflamação no organismo, principalmente na região da pele. Outros nutrientes presentes são: zinco, antioxidantes, selênio e vitamina E, que ajudam a combater o envelhecimento precoce.

Abacate

O abacate é um alimento rico em gorduras saudáveis, que mantém a pele flexível e hidratada. Uma pesquisa, com 700 mulheres, mostrou que o alto consumo dessas gorduras estava associado a uma pele mais elástica e macia. 

Assim como outros alimentos que melhoram a pele, o abacate contém compostos que protegem o órgão do dano solar. Isso porque ele é fonte de vitamina E, poderoso antioxidante que protege o tecido do estresse oxidativo e combate radicais livres – impedindo o envelhecimento precoce.

Sementes de girassol

Comer sementes de girassol pode melhorar a saúde da sua pele. Isso porque elas são repletas de vitamina E, selênio, zinco e proteínas. Ou seja, conseguem proteger as células do tecido contra os radicais livres, que causam o aparecimento de rugas, linhas finas e a secura. 

Semente de girassol tem benefícios incríveis

Kiwi

O kiwi é uma fruta fonte de vitamina C, nutriente que promove a proteção contra raios ultravioleta, produção de colágeno e a hidratação da pele. A melhor forma de obter os benefícios desse alimento que melhora a pele é comendo ele cru. Assim como se come uma maçã ou uma laranja.

Outros frutos fontes de vitamina C são: mirtilos, frutas cítricas, pimentão vermelho, morangos e goiaba.

Kiwi: benefícios da fruta para a saúde

Folhas verdes

Acelgas, couves e espinafres são alguns exemplos de folhas verdes, ou verduras, que melhoram a pele. Afinal, elas são ricas em vitaminas A, C e do complexo B. Bem como antioxidantes e fibras — nutrientes que ajudam a combater o risco de câncer no tecido. 

Folhas verdes são essenciais para uma dieta saudável

Iogurte

Além de ser rico em proteínas, o iogurte contém uma boa quantidade de probióticos. Quando consumidos, os probióticos ajudam a reduzir inflamações, que pioram condições de pele como a acne, dermatite atópica e psoríase. Outros alimentos com essa propriedade são: kefir, kombucha e chucrute.

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais