Água alcalina: como fazer e benefícios

Água alcalina é um tipo de água que possui pH alcalino. Isso significa que seu pH é acima de 7,5, o que pode beneficiar a saúde. É possível fazer água alcalina em casa. Confira como fazer e seus benefícios:

Como tratar água da chuva?

Como fazer água alcalina

Para fazer água alcalina em casa você só precisa de uma garrafa de vidro higienizada contendo água filtrada e, surpreenda-se, luz do Sol. Então basta deixar a garrafa semiaberta algumas horas exposta ao Sol que o efeito resultante pode elevar o ph da água.

Esse processo vai fazer com que agentes acidificantes como o flúor e o cloro evaporem, tornando a água mais alcalina – de modo que minerais alcalinizadores como o magnésio permaneçam.

Flúor reduz o QI?

Além do benefício de tornar uma bebida alcalina, esse método é uma forma de diminuir a exposição ao flúor e ao dióxido de cloro. Veja com mais detalhes como tornar a água alcalina de forma natural e caseira, via solarização, no vídeo feito pela cientista química, palestrante e escritora Conceição Trucom:

Entenda o por quê

A massa corporal de uma mulher, em média, é formada por cerca de 60% de água, enquanto a de um homem é de cerca de 65%. Além disso, aproximadamente 75% do peso de um músculo é formado por água. Ela é responsável pelo peso de 95% do sangue, de 14% da gordura e de 22% do tecido ósseo.

A água tem papel importante para a saúde do corpo humano no dia a dia, e disso todos nós sabemos. Mas o que muita gente não sabe é que nem toda água é igual. De acordo com alguns estudos, o consumo da chamada água alcalina proporciona mais benefícios em relação à água comum.

Cisternas verticais: opções residenciais para captação de água de chuva

Excluindo-se a água utilizada para reações químicas nos laboratórios e em procedimentos médicos, conhecida como água destilada, todas as outras possuem minerais, incluindo as de torneira, rios, lagos, lagoas e as de garrafa. Alguns dos minerais que podem estar presentes na água – em quantidades baixíssimas – são o cloreto, zinco, fluoreto, sódio e silício.

Mas o que diferencia a água alcalina da comum é que a alcalina é composta principalmente por minerais mais básicos (em termos de pH), como cálcio, magnésio e ferro. Isso significa que, diferente das águas comuns que possuem pH neutro, ela é menos ácida. Em outras palavras, possui um pH superior.

Aprenda a fazer um medidor de pH caseiro

Saúde alcalina

Tem-se afirmado que manter uma dieta alcalina possibilita a cura de diversas doenças, incluindo doenças ósseas, como a osteoporose, e até mesmo câncer. Entretanto, não há comprovação suficiente que embase estas afirmações. Por outro lado, um estudo concluiu que a dieta alcalina pode trazer uma série de benefícios para a saúde. Confira uma lista a seguir:

  • O aumento da ingestão de frutas e vegetais melhora a relação potássio/sódio, podendo beneficiar a saúde óssea e reduzir a perda de músculos, bem como mitigar outras doenças crônicas, como hipertensão e derrames;
  • Uma dieta alcalina resultaria em um aumento do hormônio do crescimento, o que pode melhorar muitos resultados da saúde cardiovascular, fazer bem para a memória e para a cognição;
  • Um aumento no magnésio (um nutriente alcalinizador) intracelular, que é necessário para a função de muitos sistemas enzimáticos, é outro benefício adicional da dieta alcalina. O magnésio é necessário para ativar a vitamina D e o seu aumento, portanto, melhora a concentração dessa vitamina;
  • A alcalinidade pode resultar em benefício adicional para alguns agentes quimioterapêuticos que requerem um pH maior, ou seja, mais alcalino.

De acordo com o estudo, seria necessário considerar uma dieta alcalina para reduzir a morbidade e a mortalidade de doenças crônicas. Os autores da pesquisa consideram que uma dieta alcalina inclui o consumo diário de frutas e vegetais variados.

Mas é necessário levar em conta o tipo de solo em que os alimentos foram cultivados, pois isso pode influenciar significativamente o conteúdo mineral. A água alcalina, então, seria mais um item para incluir na alimentação alcalina.

Benefícios da água alcalina

Foto de Janosch Lino na Unsplash

Um estudo que analisou pacientes que consumiram e que não consumiram água alcalina concluiu que aqueles que consumiram apresentaram melhora do equilíbrio corporal ácido/base e melhor estado geral de hidratação.

Outro estudo mostrou que o consumo de água alcalina ionizada reduziu a pressão arterial e os níveis de açúcar e gordura no sangue. Isso significa que a água alcalina pode ser utilizada como um dos métodos terapêuticos secundários para a hipertensão arterial, diabetes mellitus e hiperlipidemia (distúrbio nos níveis de gordura).

Um estudo de 2016 realizado com 100 pessoas mostrou que o consumo de água alcalina, em comparação com o consumo de água comum, reduziu a viscosidade do sangue. Isso significa que a água alcalina pode melhorar a fluidez do sangue, o que pode aumentar a oxigenação do corpo como um todo.

Outro estudo concluiu que o consumo de água alcalina traz benefícios terapêuticos para quem sofre de refluxo.

Água alcalina natural ou artificial?

A água alcalina natural ocorre quando a água passa sobre as rochas e absorve seus minerais, o que aumenta seu nível alcalino por meio do enriquecimento com minerais. Uma outra forma de obter água alcalina natural é via solarização. A luz do Sol faz com que minerais acidificantes como o flúor e o cloro evaporem, deixando maior quantidade de minerais alcalinizantes e necessários para a saúde como o magnésio e o cálcio.

A água alcalina artificial, em contrapartida, é feita a partir de um processo de desmineralização. O problema é que, de acordo com estudo publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), consumir água com baixo teor mineral (principalmente os alcalinizantes) pode trazer riscos à saúde, como perda de cálcio, magnésio e outros elementos essenciais presentes nos alimentos preparados com água.

Então, se for escolher, pelas qualidades da água, prefira a água alcalina natural ou a que foi solarizada. Pois a água alcalinizada por meio da subtração ou acréscimo de minerais pode prejudicar a nutrição ou afetar os rins.

Não substitua tratamentos

Apesar dos benefícios, a água alcalina não é milagrosa e não vai curar enfermidades sozinha. Em hipótese alguma substitua tratamentos com medicamentos tradicionais pelo simples hábito de beber água alcalina.

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais